Van com 1.500 quilos de maconha é apreendida na 050

Droga apreendida abasteceria mercado de traficantes consorciados na região metropolitana

Van com 1.500 quilos de maconha é apreendida na 050
Foto: Reprodução/MG 2/TV Globo

Ao monitorar ações de uma quadrilha mineira que rouba, furta e adultera veículos, a Polícia Civil chegou à prisão de um homem, em uma van, transportando nada menos do que mil e quinhentos quilos de maconha. A prisão aconteceu na rodovia MG-050, em Itaúna, quando policiais abordaram a van, por volta de 3 horas da madrugada da quarta-feira, dia 8. Segundo informações da assessoria da Polícia Civil de Minas Gerais, PCMG, “a ação foi desencadeada após a equipe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEPIFVRA), do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), apurar que um veículo tipo van, possivelmente adulterado, estaria sendo utilizado para realizar o transporte de materiais ilícitos, tais como armas de fogo e entorpecentes. Ainda segundo levantamentos, o automóvel teria saído do estado do Paraná em direção a Belo Horizonte”.

Com essas informações, os policiais “montaram campana” na área do pedágio de Itaúna, quando avistaram o veículo e o interceptaram. Na van foram localizados centenas de tabletes de maconha que, pesados, alcançou o volume de 1,5 tonelada da droga. Conforme as apurações, a droga pertence a um “consórcio de traficantes”, que se uniram na aquisição da droga. Ainda conforme apurado, a droga teria destino de traficantes das cidades de Belo Horizonte e Contagem e, de lá, redistribuída a na região, provavelmente alcançando a rede de tráfico de Itaúna e Itatiaiuçu. 

A van utilizada no transporte da droga era conduzida por um homem de 38 anos, que foi preso em flagrante e responderá pelos crimes de tráfico, receptação e adulteração de veículo furtado. A van apreendida com a droga estava com a placa adulterada e possuía registro de furto em 4 de abril, na cidade de Contagem. A polícia apura ainda se uma outra apreensão de mais de 500 quilos de drogas, feita na região há cerca de cinco meses, tem relação com o mesmo grupo de traficantes, devido à similaridade da ação. Normalmente são utilizados veículos furtados e com identificação adulterada no transporte da droga. 

Um carro que fazia a função de “batedor” do veículo de transporte da droga foi identificado, porém seus ocupantes conseguiram escapar ao cerco policial. A droga, que saiu do estado do Paraná, foi avaliada em mais de R$ 3 milhões.