VACINA CONTRA A GRIPE - Apenas 50% do público-alvo aderiu à campanha

Cobertura vacinal em Itatiaiuçu é superior ao registrado em todo o país, que teve apenas 37,56% de imunizados

VACINA CONTRA A GRIPE - Apenas 50% do público-alvo  aderiu à campanha
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu
VACINA CONTRA A GRIPE - Apenas 50% do público-alvo  aderiu à campanha




Com a aproximação do inverno, os casos de gripe e internações pela doença ficam mais graves. No entanto, a prevenção ainda é lenta. O Brasil encerrou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no dia 31 de maio, com apenas 37,56% da população imunizada. Em Minas Gerais, a vacinação foi registrada em 42,11% dos mineiros. A meta do Ministério da Saúde era imunizar 90% da população.

Em Itatiaiuçu, a cobertura vacinal foi superior a nacional, alcançando 50,49% da população. Conforme dados do sistema LocalizaSUS, do Governo Federal, o público estimado da campanha é de 4.734. Mas somente 2.896 pessoas foram aos postos de saúde receber o imunizante.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), “o cenário preocupa especialistas, que estimam aumento no número de internações com a chegada do período sazonal, sobretudo no grupo mais vulnerável a doenças respiratórias”.

A campanha tem como foco a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). 

No início de maio, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a gripe para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade, com o objetivo de ampliar a prevenção.