Urnas serão distribuídas na madrugada de domingo

Eleitor pode acompanhar a apuração em tempo real, a partir das 17 horas, nos canais do TSE

Urnas serão distribuídas na madrugada de domingo


Faltam apenas três dias para o fim oficial da corrida eleitoral. Os candidatos e candidatas aos cargos de vereador e prefeito estão nas ruas desde o dia 16 de agosto conquistando a população e garantindo o seu voto.

Agora é a vez dos eleitores “trabalharem” depositando o seu voto nas urnas neste domingo, 6 de outubro. Em Itatiaiuçu, 12.268 eleitores vão definir o cenário político dos próximos quatro anos. São 87 candidatos disputando o cargo de vereador e dois candidatos o cargo de prefeito.

Conforme informado pela Polícia Militar, as urnas, que estão programadas e organizadas desde o dia 26 de setembro, ficarão sob escolta armada no Quartel da PM de sábado para domingo e serão distribuídas na manhã do dia da eleição pela Polícia Militar nos pontos de votação, com envio de cada máquina para a respectiva seção eleitoral. As urnas estão lacradas, garantindo que os equipamentos fiquem invioláveis até o dia da votação. 

O processo de distribuição contará com o apoio da PM, que realizará escolta na distribuição dos equipamentos para o município, no sábado, dia 5; nos locais de votação, na madrugada do dia 6; e reforço no recolhimento dos equipamentos após as eleições.

Apuração

A votação será aberta a partir das 8h (horário de Brasília), com o encerramento às 17h. Ao todo, os eleitores terão nove horas para votar, seguindo o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral. 

A partir das 17h, depois do encerramento da votação, começará a emissão dos boletins de urna, que são emitidos pelos equipamentos logo após o encerramento de cada seção eleitoral, exibindo a quantidade de votos de cada candidato e votos em branco, nulos e abstenções. A apuração será realizada na sede do Cartório em Itaúna e terminará, conforme divulgado, por volta de 21h/22h.

O eleitor pode acompanhar a totalização dos votos, que será transmitida em tempo real, a partir das 17h, nos canais do TSE. A divulgação da apuração é feita no Portal do TSE (https://resultados.tse.jus.br/) e pelo aplicativo Resultados (disponível no App Store e Google Play). 

Através da ferramenta do TSE, é possível consultar o nome da candidata ou do candidato ou o cargo em disputa, dados sobre comparecimento e abstenção, quantidade de votos válidos, em branco e nulos, bem como o número de seções totalizadas.

Proibições

Os candidatos podem fazer campanha política somente até às 22 horas do sábado, dia 5 de outubro. Após esse horário, alto-falantes, amplificadores de som, distribuição de material gráfico e realização de caminhada, carreata ou passeata não são permitidos. No dia 6, também estão proibidos pedido de voto, propaganda de boca de urna, publicação de novos conteúdos e impulsionamento na internet, e qualquer espécie de propaganda política.

Além disso, desde o dia 1° de outubro até o dia 8, eleitores brasileiros não podem ser presos, com exceção em situações de flagrante ou para quem tiver contra si sentença penal por crime inafiançável – aqueles que não admitem o pagamento de fiança para liberação da prisão.

As regras visam garantir o direito ao voto dos eleitores, evitando que uma restrição à sua liberdade de ir e vir se traduza em impedimento para exercer o direito de escolha de seus candidatos. Além disso, em Minas Gerais não vai haver Lei Seca no domingo, estando liberado o consumo de bebidas alcoólicas. O descumprimento das regras pode ser denunciado no aplicativo Pardal, ferramenta da Justiça Eleitoral.