SERRA AZUL - Mineração Usiminas atua na prevenção e combate aos incêndios florestais

De acordo com a empresa, somente em agosto, os registros somam 500 hectares de queimadas

SERRA AZUL - Mineração Usiminas atua na prevenção e combate aos incêndios florestais
Foto: Divulação Mineração Usiminas


Somente no mês de agosto, foram queimados aproximadamente 500 hectares na região da Serra Azul (Itatiaiuçu, Mateus Leme e Rio Manso). Esse número é significativamente superior ao registrado nos cinco meses mais secos em 2023, quando foram queimados 360 hectares.

Os dados são da Mineração Usiminas que,  anualmente, durante o período de estiagem, intensifica o trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais na região. As ações são realizadas com apoio da Associação Mineira de Defesa Ambiental (AMDA), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Igarapé.

 

Denúncias

 

Conforme divulgado pela empresa, desde agosto, as ações preventivas foram reforçadas, com registro de ocorrências muito graves no mês de setembro. Assim a AMDA destaca a importância da atuação de toda a comunidade.

“Apesar de todos os esforços, a colaboração da comunidade é fundamental, pois a maior parte dos incêndios é atribuída a atividades humanas, como queimadas descontroladas para limpeza de terrenos e pastos, além de bitucas de cigarro descartadas em áreas secas”, afirma o brigadista da Associação Mineira de Defesa Ambiental, Sávio Menezes.

A população pode colaborar denunciando o registro de queimadas, permitindo que os brigadistas ajam com rapidez, antes que o fogo se espalhe. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Associação: (31) 9 9235-0304.

 

Compromisso ambiental

 

Além dos trabalhos de prevenção, a Mineração Usiminas tem realizado uma série de iniciativas visando a proteção dos recursos naturais. Conforme divulgado pela empresa, entre 2023 e 2024, a empresa realizou o plantio de mais 100 mil mudas de espécies nativas. 

 A empresa mantém mais de cinco mil hectares de áreas verdes, distribuídas em Itatiaiuçu, Mateus Leme, Igarapé, Rio Manso (Morro da Onça) e Itaúna. Ainda de acordo com a Usiminas, hoje, as áreas preservadas mantidas pela companhia são 4,7 vezes maiores que a área total ocupada pelas unidades operacionais.

“Nosso empenho com a proteção ambiental vai além das ações emergenciais. A preservação das florestas e a proteção da fauna e da flora na região de Serra Azul são compromissos da Mineração Usiminas, que atua com foco em operar de forma cada vez mais sustentável”, reforça o coordenador de Relações Institucionais e com Comunidades da empresa, Paulo Assis.