Romer e Adriana têm 76% de intenção de votos

Itatiaiuçu tem cenário definido com dois candidatos registrados no TSE e 80% do eleitorado acredita na vitória do candidato da situação, conforme pesquisa

Romer e Adriana têm 76% de intenção de votos

Pesquisa realizada pela empresa Resultado Pesquisa e Assessoria, entre os dias 21 e 23 de agosto, registrada sob o número MG-05850/2024, revela que, caso a eleição fosse hoje, o candidato a prefeito de Itatiaiuçu, Romer Soares, venceria com 76,9% dos votos. Romer é seguido do seu oponente Nélio Chaves, que teve 8,6% das intenções de voto. Outros 8,6% não sabem ou estão indecisos sobre o voto e 3,7% votariam nulo ou branco e 2,3% não quiseram responder a pesquisa.

Para os 76,9% que consideraram votar na chapa de Romer Soares, como prefeito, e Adriana Camargos, como vice, 78,4% afirmaram que a decisão é definitiva e que não há chances de mudar o seu voto. Outros 18,2% afirmaram que podem mudar o seu voto e outros 3% não souberam responder. Já para a chapa de oposição, dos 8,6% que afirmaram intenção de voto em Nélio Chaves para prefeito e Sandra Nascimento para vice, 60% pontuaram a decisão como definitiva e outros 40% dizem que podem mudar o voto. Ou seja, as intenções de voto ainda podem mudar no decorrer das próximas cinco semanas de campanha.

Esses dados vão ao encontro com a opinião do eleitorado sobre quem está preparado para ocupar o cargo no Executivo. A pesquisa aponta que 78,9% acreditam que a chapa de Romer e Adriana é a mais preparada para administrar a cidade, contra 6,9% que acreditam na chapa de Nélio e Sandra. Outros 10,9% estão indecisos; seguidos de 1,7% que acreditam que todas as chapas estão preparadas e 1,4% acreditam que nenhuma delas estaria.

Romer tem a menor rejeição

Em conformidade com a maioria das intenções de voto, Romer também conquistou o menor índice de rejeição. De acordo com dados da pesquisa, apenas 4,9% dos participantes “não votaria de jeito nenhum” na chapa caso as eleições fossem hoje. 

Em contrapartida, a chapa de Nélio Chaves teve rejeição de 43,4%. Outros 34,9% não rejeitaram nenhum dos candidatos e outros 12,6% ficaram indecisos; 3,1% não responderam e 1,1% rejeitaram todos os candidatos.

Preferência desde março 

Em março, quando as discussões sobre os possíveis candidatos se iniciavam, o atual vice-prefeito também era colocado como preferido pela população, com 56,3% das intenções de voto; a vereadora Adriana Camargos tinha 36% de aprovação para ocupar a chapa ao lado de Romer, como vice-prefeita. Nélio Chaves, na época pesquisa, tinha 13% de intenção de voto.

Chances de eleição

Ainda de acordo com os dados levantados, independente da escolha de voto, 80,3% dos eleitores acreditam na vitória de Romer; 4,9% acreditam que Nélio tem chance; e outros 14,3% não souberam responder.

Satisfação com a atual administração

Outro dado significativo é em relação à força que o atual prefeito da cidade, Adélcio Morais, exerce nas eleições. Caso Adélcio apoie oficialmente um candidato, 48,9% da população votaria no candidato apoiado. Para 41,1% o apoio oficial não faz diferença no voto; para 4% a escolha depende do candidato; e 5,7% não votaria de jeito nenhum no candidato apoiado.

Isso evidencia a satisfação com o atual prefeito e mostra o desejo de continuidade do trabalho exercido nos últimos anos. Para investigar sobre isso, a pesquisa perguntou aos eleitores quais são as condições para que os candidatos ganhem o seu voto. Os números mostram que 52% dos participantes querem a continuidade da atual administração; 24,9% apontam a continuidade da administração, mas com algumas mudanças; e 12,3% querem que mude totalmente a administração atual. Outros 8,3% ficaram indecisos e 2,6% não responderam.

Além disso, 46,9% apontaram os últimos 3 anos e 8 meses de mandato como ótimo; 41,1% como bom; 9,7%, regular positivo; 1,1%, regular negativo; e 0,3% péssimo. Outros 0,3% não souberam responder e 0,6% não responderam.

Conforme registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a amostra utilizada, de 350 eleitores do município tem nível de 95% de confiança, apresentando margem de erro estimada de 5,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foto: Reprodução Resultado Pesquisa e Assessoria Ltda