RESPOSTA - CoopUnidos se posiciona contra mineradora

RESPOSTA - CoopUnidos se posiciona contra mineradora




A Cooperativa CoopUnidos, vem respeitosamente, através deste prestar esclarecimentos sobre matéria veiculada no Jornal Folha do Povo, no dia 11 de outubro de 2024, intitulada “ CoopUnidos pede por mais espaço na mineração” e expor a indignação dos caminhoneiros autônomos de Itatiaiuçu, sobre as afirmações proferidas por parte da Mineração Usiminas.

Sabemos da importância do setor minerário para o Município de Itatiaiuçu, cujo imposto (Cefem), impacta positivamente a arrecadação do Município. Sabemos também dos impactos ambientais causados, muitas vezes de forma irreversível, o que deixa um futuro incerto para as próximas gerações e daí a importância do referido imposto ser bem aplicado, em projetos que busquem a melhoria da infraestrutura, da qualidade ambiental, da saúde e educação e em diversificação econômica. 

No tocante a situação dos caminhoneiros autônomos de Itatiaiuçu, o que gera espanto e indignação, é que grande parte do escoamento para os terminais, são feitos por empresas de fora e não pelos caminhoneiros do Munício. Apenas duas empresas da cidade, escoam parte da produção, CoopItatiaiuçu e Pedra Grande.

No entanto, cadê a igualdade de direitos? Igualdade, buscada desde a Revolução Francesa de 1789 e que passados exorbitantes 235 anos, a igualdade tanto almejada, até hoje não foi alcançada. Pode afirmar que se trata apenas de um mero princípio constitucional!

Será que os muitos caminhoneiros locais, que se encontram desempregados, não merecem uma oportunidade de trabalho? Será que esta classe de trabalhadores, que vem sofrendo dia a pós dia, vendo seu patrimônio dilapidar, não conseguindo honrar seus compromissos ou simplesmente ver seu patrimônio ser tomado pelos bancos, não merecem uma oportunidade? 

Imprescindível esclarecer que diversas tentativas de ingresso foram feitas ! Tratativas com Prefeito e Vice-Prefeito, de Itatiaiuçu, solicitando apoio, na tentativa de conseguir prestar serviço a Mineração Usiminas. Desta forma com o auxílio do Executivo, conseguimos reuniões com a Mineradora, no entanto todas infrutíferas. 

Apresentamos nossa situação a Mineradora, demos a ela sugestões de solucionar este impasse, mas nada foi feito pela mesma!

A última afronta aos pais de família, foi a mineradora dividir a cota que era transportada pelas empresas Lenarge e Tassi, entre as empresas que já prestam serviço e deixar novamente a CoopUnidos de fora.

  Precisamos muito trabalhar, o futuro do transporte de Itatiaiuçu é incerto. Notícias de que o escoamento da produção será feito em um futuro breve, através de linha férrea, já ecoam aos “quatro cantos, o que causará um grande impacto na economia deixando muito trabalhadores sem serviço.

Portanto, estamos reivindicando o nosso direito de trabalhar! Precisamos de oportunidade, de abertura por parte da Mineração Usiminas de resolver esta questão social.

Att.

CoopUnidos Transportes