RECONHECIMENTO - Políticos são homenageados na Prefeitura

RECONHECIMENTO - Políticos são homenageados na Prefeitura
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu

Na última quarta-feira, dia 26, a Prefeitura de Itatiaiuçu inaugurou o mural de fotos dos ex-prefeitos do Município. O espaço conta com uma imagem de cada um dos 10 prefeitos que governaram a cidade desde a emancipação político-administrativa, conquistada em 1963. 

As imagens permanecerão na sede da prefeitura, disponível para visitação dos munícipes. A homenagem, além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos políticos, valoriza a memória e história da cidade e traça uma linha história das pessoas públicas que exerceram o cargo de prefeito.

A cerimônia de apresentação dos quadros contou com a presença dos políticos homenageados, autoridades locais, servidores e familiares daqueles que já ocuparam a cadeira do Executivo e estiveram à frente da administração municipal. Durante a cerimônia, os homenageados tiveram seu espaço de fala para agradecer o reconhecimento e o trabalho exercido no município. 

Os homenageados são, em ordem: Antônio Quirino da Silva, Anivair da Silva, Geraldo Borges Ribeiro, Ilson Morais da Silva, Geraldo da Silva Morais, Jair Borges, Juventino Rodrigues da Silva, Wagner Mendonça Chaves, Matarazo José da Silva e Adélcio Rosa de Morais (atual prefeito). O vice-prefeito Romer Soares também recebeu a homenagem com uma imagem. 

A emancipação da cidade foi alcançada há 61 anos, através da atuação de autoridades políticas e locais, que se movimentaram e atuaram em conjunto por sua independência, que foi quando a cidade deixou de ser governada e subordinada a Itaúna e se tornou oficialmente um Município. 

Hoje, com 12.966 habitantes no total, conforme dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade se destaca na região pela boa qualidade de vida, sendo um dos municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil, ocupando a quarta colocação geral entre 5.570 municípios, com o PIB no valor de R$ 610.779,65 por pessoa. 

Além disso, o município se destaca no setor da mineração, sendo o 14° município que mais arrecadou em 2023, recebendo uma parcela significativa da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), impactando positivamente nos investimentos realizados em toda a cidade.