Projeto Ussu Cerâmica é destaque na Exposibram

Iniciativas focadas em sustentabilidade e no empoderamento das mulheres vêm transformando a vida de várias comunidades nas cidades mineradoras

Projeto Ussu Cerâmica é destaque na Exposibram
Foto: Divulgação EXPOSIBRAM/Ussu Cerâmica

Na última semana, mineradoras de todo o país se reuniram para um dos maiores eventos do setor de mineração da América Latina: a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024), com diversos debates importantes para o setor, como minerais estratégicos, novas tecnologias, questões tributárias e ambientais.

Além das novidades tecnológicas e uma diversidade de temas, o congresso deu destaque aos projetos sociais que são apoiados por mineradoras e que geram impacto positivo nas comunidades em que essas empresas atuam.

Um deles é o projeto Ussu Cerâmica – Resistência e Sustentabilidade, que conta com o apoio da ArcelorMittal e busca capacitar mulheres em Itatiaiuçu para produzir cerâmica artesanal. “Nosso objetivo é empoderar essas mulheres, oferecendo independência econômica. A ArcelorMittal apoia com recursos, via Lei de Incentivo à Cultura, e oferece suporte para formalizar a cooperativa”, explica Juliana.

Desde 2023 com atividades ativas, o projeto ensina a fabricação artesanal de peças de cerâmica com o uso de rejeito de mineração que é gerado na própria empresa como parte da matéria-prima. O projeto é desenvolvido na Casa da Comunidade, que fica em Pinheiros, e é equipado com forno de queima de cerâmica, bancadas e equipamentos de trabalho e matéria-prima.

O curso abrange o ensino de empreendedorismo comunitário com o objetivo de que, depois de formados, os alunos trabalhem cooperativamente na produção e comercialização das

peças, promovendo o desenvolvimento social e econômico da comunidade. Em junho deste ano, o projeto lançou o coletivo USSU, como resultado das iniciativas do projeto.

Outros projetos que foram destaque no Exposibram são: Rede Empreendelas, apoiada pela Samarco, que apoia mulheres empreendedoras na comunidade de Antônio Pereira, em Ouro Preto (MG); Fruto do Mato, apoiado pela AngloGold Ashanti, que ajuda pequenos agricultores familiares de áreas isoladas; Tramas do Tempo – Reciclando Histórias, uma parceria entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e artesãos, que une a tradição da tecelagem manual com a sustentabilidade, reutilizando uniformes descartados pela CBMM; e, por último, Associação de Artesanato de Três Marias, apoiada pela Nexa Resources e pelo Sebrae, que trabalha com capacitação e desenvolvimento de produtos como bordado e costura.