PROJETO SOCIAL - Artesanato e dança para a comunidade

PROJETO SOCIAL - Artesanato e dança para a comunidade
Foto: Divulgação Mineração Usiminas

Os moradores de Itatiaiuçu estão sendo contemplados, pela terceira vez consecutiva, pelas atividades do Instituto Fred, responsável pelo projeto Artes em conexão: Dança & Tapeçaria, que levou à localidade oficinas, com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Em agosto, foram iniciadas a oficina de tapeçaria, que promove a arte popular e é, de acordo com a empresa, um importante meio de elevar a autoestima dos participantes e incentivá-los a buscar nova fonte de renda. Com duração de quatro meses e oferecido gratuitamente, o curso ensina a técnica “Trama Sem Nó” e conta com atividades complementares como desenho, empreendedorismo e suporte psicossocial. O projeto também abrange exposições e rodas de conversa que abordam temas variados, como convivência, mercado de trabalho e autocuidado.

Além da oficina de tapeçaria, o Instituto deu início às oficinas de Street Dance, que é um estilo de dança urbana que mistura estilo e realidade gestual, com movimentos coordenados e harmoniosos. A dança proporciona às crianças o aprendizado de movimentos coreografados como forma de expressão corporal.

Além de Itatiaiuçu, pela primeira vez, a iniciativa desenvolve as oficinas na comunidade do Morro da Onça, em Rio Manso. A diretora de Sustentabilidade da companhia, Marina Magalhães, salienta o que significa para a empresa apoiar projetos com foco na arte, no bem-estar e na inclusão. “Acreditamos que iniciativas culturais e sociais têm um impacto transformador nas comunidades e por isso apoiamos essas ações, em alinhamento com as estratégias que traçamos para contribuir com o desenvolvimento local, oferecendo oportunidades que estimulam a criatividade e o crescimento pessoal”.