PROJETO REVIVESCER - Coletivo USSU será lançado neste domingo

Iniciativa é voltada para a produção de cerâmica para a geração de renda no município

PROJETO REVIVESCER - Coletivo USSU será lançado neste domingo
Cerca de 30 participantes integram o Projeto Revivescer: Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade, que promove o ensino de fabricação artesanal desde o ano passado (Foto: Arquivo/FOLHA)

Empreendedorismo coletivo, desenvolvimento local e sustentabilidade são algumas das premissas do Projeto Revivescer: Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade, que promove o ensino de fabricação artesanal desde o ano passado na cidade e agora vai lançar o Coletivo USSU - Cerâmica, Resistência e Sustentabilidade.

O lançamento do coletivo acontecerá amanhã, domingo, 16 de junho, com um dia inteiro de atividades culturais, incluindo a exposição e venda dos materiais de cerâmica desenvolvidos no projeto. Conforme divulgado, o coletivo USSU é voltado para a produção de cerâmica para geração de renda em Itatiaiuçu, como resultado das iniciativas do projeto desenvolvido na Casa da Comunidade, que fica na localidade de Pinheiros, que abriga as operações da Mina de Serra Azul. 

Programação

O evento de lançamento começa às 11 horas, com a feira de exposição e venda das peças, rua de lazer, praça de alimentação e som mecânico. A partir das 15h, a população recebe uma apresentação musical com artistas locais, com encerramento dos shows e feira às 17 horas. Segundo a Secretaria de Cultura, haverá shows da Banda Bolão Bloco Matinada, Mirim Aparecida e Lúcio Guimarães. Por volta de 17h30, o momento será de fala dos representantes da USSU, ArcelorMittal, SABIC e das autoridades locais.

Ainda no evento, haverá a exibição do documentário “USSU: Cerâmica, Resistência e Sustentabilidade”, às 18 horas, com distribuição gratuita de pipoca. O evento se encerra às 18h30.

Sobre o projeto

Desde 2023 com atividades ativas, o projeto reúne 30 participantes da comunidade e ensina a fabricação artesanal de peças de cerâmica com o uso de rejeito de mineração que é gerado na própria empresa como parte da matéria-prima. O local é equipado com forno de queima de cerâmica, bancadas e equipamentos de trabalho e matéria-prima.

O objetivo do curso de cerâmica é promover a formação dos participantes para a produção comercial de peças artesanais para geração de trabalho e renda, além de abranger o ensino do empreendedorismo coletivo. O projeto tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização da SABIC e patrocínio da ArcelorMittal.