Projeto “Cordas e Música” começa no próximo dia 8

Proposta é formar, informar e despertar interesse pela música

Projeto “Cordas e Música” começa no próximo dia 8
Foto: Divulgação

Serão realizados seis workshops (oficinas) e uma live. É o que informa o diretor musical do Grupo Metal Madeira, Lúcio Guimarães, responsável pela execução do Projeto “Cordas e Música” em Itatiaiuçu. Lúcio é bacharel em Música pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), violonista, guitarrista e professor. À reportagem da FOLHA, ele explicou que o projeto é idealizado por ele e que conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, e está sendo viabilizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, da Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu.

Como ele informou, a proposta é realizar seis oficinas e uma live, quando serão apresentadas as seguintes atividades: Apresentação e explicação dos seguintes instrumentos de cordas dedilhadas: dois modelos de violão (aço e náilon), viola caipira, cavaquinho, contrabaixo elétrico e dois modelos de guitarra: “Stratocaster” e “Les Paul”; execução de 7 músicas (1 música característica do repertório de cada instrumento); interação com os alunos da plateia para “tocar” e experimentar os sons dos instrumentos; e um momento de bate-papo com alunos e professores para conhecer mais sobre os instrumentos e prática musical.

Ainda segundo Lúcio Guimarães, os objetivos do projeto são “promover, de maneira descentralizada, a exposição, divulgação, valorização de instrumentos de cordas dedilhadas que são utilizados tanto na música popular quanto na música clássica”. Também é proposta contribuir para o fortalecimento do circuito de apresentações musicais nas escolas dos seguintes locais: Ponta da Serra, Vieiras, Bairro Robert Kennedy, Pinheiros e Pedras. Além disso, Lúcio afirma que o Projeto “Cordas e Música” visa contribuir para a informação, formação de público e despertar do interesse pela prática musical; e também para o desenvolvimento da sensibilidade para as artes, priorizando a educação cultural de crianças e adolescentes.

Outros objetivos do projeto são a conscientização de jovens e adultos para a importância das artes e a contribuição para o fortalecimento da agenda de atividades artísticas em Itatiaiuçu. As oficinas serão realizadas nas escolas municipais das comunidades de Ponta da Serra, Vieiras, Bairro Robert Kennedy, Pinheiros e Pedras. E Lúcio Guimarães divulgou, também, a agenda de execução do projeto.

No dia 8 de agosto, próxima quinta-feira, o evento será na E.M. Dona Balbina Antunes Penido, em Pinheiros, a partir das 14h30. A segunda escola a receber o “Cordas e Música” é a E.M. Arminda Evangelista Ferreira, de Pedras, no dia 22 de agosto, às 12h30. No dia 29 do mesmo mês a E.M. João Marques Machado, do Bairro Robert Kennedy, é a escolhida, com ações às 14h e às 19h. No mês de setembro acontecem mais duas edições, a primeira no dia 5, na E.M. João Gomes Ferreira, em Vieiras, a partir das 12h30, e a segunda, no dia 12, às 15h, na E.M. João Antônio Ferreira, em Ponta da Serra.