Prevenção e combate aos incêndios florestais na Serra Azul

Prevenção e combate aos incêndios florestais na Serra Azul
Foto: Divulgação Mineração Usiminas

Durante a estação seca, período de estiagem iniciado em junho, com ocorrência de menos chuvas e aumento da temperatura, a quantidade de incêndios florestais aumenta e eleva a necessidade de ações preventivas. 

Diante disso, a Mineração Usiminas reafirma o compromisso e mantém parceria para a prevenção e combate aos incêndios na região da Serra Azul. Conforme divulgado, entre junho e outubro, a empresa promove ações em parceria com a ArcelorMittal e a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA).

“São muitos os prejuízos causados pelas queimadas. O fogo prejudica o solo, a qualidade do ar e da água, além de destruir o abrigo de diversos animais que vivem nas matas e precisam fugir em busca de locais seguros nas comunidades próximas”, comenta Jaqueline Pinheiro, analista de meio ambiente da Mineração Usiminas.

Atuação em 2023

De acordo com a empresa, somente em 2023, as equipes da AMDA conseguiram controlar incêndios em 360 hectares nas cidades de Itatiaiuçu, Mateus Leme e Rio Manso. Embora 97% das áreas afetadas sejam rurais, quase metade dos focos de incêndio combatidos ocorreram em áreas urbanas, destacando a importância de uma vigilância constante.

Alerta

A empresa chama a atenção dos motoristas que trafegam pela região para redobrar a atenção, especialmente ao notar focos de incêndio. A fumaça pode reduzir a visibilidade e animais fugindo do fogo podem atravessar as vias, aumentando o risco de acidentes. Assim é crucial reduzir a velocidade e estar atento à sinalização nas áreas com maior presença de animais silvestres.

Em caso de princípio de incêndio nas comunidades ou em propriedades do entorno da Serra Azul, a equipe pode ser acionada pelo telefone (31) 9 9235-0304.