Município deve ter cerca de 100 candidatos a vereador

Estimativa apenas se confirmará em agosto, quando os partidos registrarão seus nomes e começarão as campanhas e propagandas eleitorais

Município deve ter cerca de 100 candidatos a vereador
Divulgação TSE

As eleições municipais, que estão previstas para acontecer no dia 6 de outubro deste ano, estão se aproximando e alguns partidos políticos já estão se organizando e anunciando seus pré-candidatos ao cargo de vereador.

Conforme conversas de bastidores, os partidos políticos aliados à atual prefeitura devem lançar cerca de 60 candidaturas à vereança, pelos partidos Cidadania, Republicanos, Avante, PSD, PRD e Progressistas. Na oposição, as informações são de que cerca de 40 pessoas devem disputar o cargo, sendo 10 candidaturas em cada partido, que são Partido Verde (PV), União, Mobiliza e Solidariedade.

No entanto, a estimativa é apenas uma suposição e não há nomes confirmados, visto que os partidos e federações começarão a deliberar e escolher os candidatos a partir do dia 20 de julho, com o registro dos nomes na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. A campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto, e até lá qualquer publicidade e pedido explícito de voto é considerado irregular.

Se os números forem confirmados, haverá uma média de 11 pessoas concorrendo a um cargo, já que nove cadeiras ocupam a Câmara Municipal de Itatiaiuçu. No entanto, deve-se levar em consideração o formato do sistema de votação para o cargo de vereador, que obedece ao sistema proporcional. 

Nesse sistema, não se considera apenas a votação nominal (individual) da candidata ou candidato, mas também o total de votos dados ao partido ou federação. Para se chegar ao resultado, primeiro soma-se o quociente eleitoral, que é definido pela soma do número de votos válidos dividida pelo número de cadeiras em disputa. Apenas partidos isolados e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga.

Em seguida, analisa-se o quociente partidário, que é o resultado do número de votos válidos obtidos, pelo partido isolado ou pela coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas.

Ou seja, pode acontecer de um candidato ter menos votos que outro, mas este ser eleito devido ao seu partido conquistar mais votos. O sistema tenta garantir a representação de diversos segmentos da sociedade.

Aumento de 15% de filiados

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com dados atualizados no início deste mês, Itatiaiuçu tem 1.596 eleitores filiados. As filiações estão divididas em: Cidadania (99), Republicanos (23), Avante (48), PSD (75), PRD (135) e Progressistas (121) e, pela oposição, Partido Verde (102), União (91), Mobiliza (26) e Solidariedade (17). 

Os outros 859 eleitores filiados integram outros partidos, como PSDB (191), PODE (149), MDB (139), PT (105), PL (92), PSB (56), PDT (42), AGIR (29), PRTB (22), e outros com menos peso na cidade, como PSTU (1), PSOL (4), DC (9), Rede (9), PCdoB (11).

Esses dados mostram um crescimento do número de filiação em comparação ao ano de 2022, quando ocorreram as últimas eleições. Naquele ano, havia 1.379 filiadas na cidade, ou seja, um aumento de 15%, evidenciando o aumento do interesse político da população. O município tem, conforme dados do TSE, 12.268 pessoas aptas para votar em 2024.