MORADIA DIGNA - Construção das casas populares em andamento

150 imóveis estão sendo construídos no loteamento Bem Viver, entre os Bairros Robert Kennedy e São Francisco. Casas tem área total de 70m², com 2 quartos, dois banheiros, sala de estar e cozinha

MORADIA DIGNA - Construção das casas populares em andamento
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu




A construção das casas populares no Bairro Robert Kennedy está em andamento e, em breve, a população carente de Itatiaiuçu terá a oportunidade de ter a sua tão sonhada casa. Na última semana, a administração divulgou imagens que mostram as obras de algumas casas, onde já é possível ter uma ideia estrutural de como as casas ficarão.

As obras começaram no início deste ano, quando a administração assinou o contrato com a empresa responsável pela construção das casas populares, a Construtora Sinarco, que assumiu o projeto pelo valor de R$ 53.789.927,83. 

Estão sendo construídas 150 casas, localizadas no Bairro Residencial Bem Viver, que fica entre os bairros Robert Kennedy e São Francisco. O terreno foi doado pela Prefeitura, tendo sido realizados vistoria na área e o estudo de viabilidade social na época. 

Conforme divulgado, todas as residências seguem a mesma planta, com dois quartos, um suíte, banheiro social, cozinha e sala de estar, além da garagem e espaço externo, com área total de 70m². Além disso, pensando na economia e sustentabilidade, o edital prevê a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica conectado à rede elétrica, permitindo a utilização da energia gerada pelos painéis solares e, quando necessário, complementada pela energia da rede convencional.

A construção das casas populares irá atender as necessidades da população em vulnerabilidade social do município, suprindo o déficit habitacional e proporcionando um local digno e apropriado para habitação.

Após o término das obras, a Prefeitura de Itatiaiuçu, através da Secretaria de Assistência Social, dará início ao processo de distribuição das casas, conforme critérios que serão definidos pela Secretaria. Em 2023, a administração, através de Portaria, designou a Comissão Julgadora para o programa habitacional.

Desde 2022, a administração planeja o programa habitacional, contando com o apoio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG). Na época, o programa foi viabilizado pelo Programa Casa Verde Amarela – Parcerias, do governo federal, que voltou a se chamar Minha Casa, Minha Vida em 2023.