Mineração Usiminas realiza primeira reunião do Comitê Ponta da Serra

Durante encontro, mineradora reafirmou compromisso com a comunidade, que levou temas de interesse da região

Mineração Usiminas realiza primeira reunião do Comitê Ponta da Serra
Foto: Divulgação Mineração Usiminas




Com o objetivo de promover o diálogo e participação das comunidades, a Mineração Usiminas realizou, na segunda-feira, 21 de outubro, a primeira reunião do Comitê Ponta da Serra. O comitê é organizado pela empresa e formado por moradores da comunidade, que poderão levar temas de interesse da região e acompanhar os trabalhos desenvolvidos na cidade.

Conforme divulgado, o encontro foi realizado no Centro Comunitário e, além dos moradores, contou com a presença de representantes da empresa e da consultoria contratada para acompanhar as reuniões.

Durante a reunião, a Mineração reafirmou o seu compromisso com a comunidade e apresentou as principais ações da empresa. Os participantes foram atualizados sobre as ações que veem sendo construídas junto às contratadas responsáveis pela movimentação e escoamento do minério de ferro, visando a redução dos impactos das atividades. Também foram apresentadas medidas de controle ambiental para emissão de partículas e ruídos e os resultados dos monitoramentos ambientais, inclusive da qualidade do ar, que já está em local novo na Ponta da Serra, em atendimento à demanda apresentada pelo Comitê.

 “A formação de comitês é mais uma ação que estamos desenvolvendo para fortalecermos cada vez mais as relações com os nossos vizinhos. Queremos ampliar as oportunidades para que a população possa acompanhar de perto os projetos e ouvi-la sobre as nossas operações. A programação é de uma reunião por mês, porém, o comitê será um canal aberto permanentemente para o diálogo com a vizinhança”, afirma Paulo Assis, coordenador de Relações Institucionais e Comunidades da Mineração Usiminas.

O grupo, composto por representantes de Ponta da Serra, da empresa e do poder público, foi formado em setembro. Nos mesmos moldes, também em 2024, foi criado o comitê Vieiras, para acompanhamento das ações da empresa naquela região.