INCENTIVO - Iniciativa busca projetos voltados à transformação da educação básica

Parceria entre universidades e escolas estaduais promove inovação científica e tecnológica. Submissão de propostas vai até dezembro

INCENTIVO - Iniciativa busca projetos voltados à transformação da educação básica
Foto: Carla Radicchi / Divulgação

Universidades terão a oportunidade de contribuir para a inovação científica e tecnológica da educação básica em Minas Gerais. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com a  Secretaria de Educação (SEE/MG), lançou, na última terça-feira, 17, a chamada pública "Pesquisa para Transformação da Educação Básica – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática", que busca projetos voltados à transformação da educação básica. 

Conforme divulgado pela Fundação, o objetivo da iniciativa é incentivar a criação de metodologias inovadoras e recursos didáticos para a educação básica, com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Steam).

Ainda de acordo com o edital, espera-se a melhoria do ensino e aprendizado no nível básico, por meio de projetos que integrem a pesquisa científica, tecnológica e a divulgação científica, promovendo a interdisciplinaridade, o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes e dos docentes não só dentro das escolas, mas também para a vida.

A iniciativa incentiva ainda a parceria e escolas estaduais, uma vez que os projetos devem ter parceria com pelo menos uma escola da educação básica da rede estadual de ensino, com a participação de um professor ou especialista em educação efetivo e ativo na escola na equipe do projeto. 

O edital destina R$ 6 milhões para projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMG) de Minas Gerais. As propostas podem ser enviadas até 23 de dezembro. O edital completo está disponível em https://fapemig.br/pt/chamadas_abertas_oportunidades_fapemig/#364.