IMUNIZAÇÃO INFANTIL - Vacinação contra poliomielite vai até o dia 14 de junho

Meta do Ministério da Saúde é alcançar cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos

IMUNIZAÇÃO INFANTIL - Vacinação contra poliomielite vai até o dia 14 de junho
Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil




O Ministério da Saúde deu início, na segunda-feira, 27 de maio, à campanha de imunização contra a poliomielite. A meta é que 95% de um total de 13 milhões de crianças menores de 5 anos compareçam aos postos de saúde para receber o imunizante até o dia 14 de junho.

Conforme divulgado pela pasta, a vacinação é a única forma de prevenção contra a doença. A expectativa é reduzir o número de crianças não imunizadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. 

De acordo com o MS, a campanha deste ano, em particular, é importante para o enfrentamento à pólio, já que o Brasil está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP), no formato injetável.

A expectativa é que, a partir do segundo semestre deste ano, o esquema vacinal seja feito exclusivamente com a VIP. “Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração”, destacou a pasta.

Apesar de o país não registrar casos de pólio desde 1989 e ter conquistado a certificação de área livre de circulação do poliovírus em 1994, o Brasil foi classificado, em 2023, pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas como território de alto risco para reintrodução do poliovírus.

“Essa categorização se deu a partir do desempenho das coberturas vacinais, dos indicadores de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA) e do status de contenção laboratorial dos poliovírus, por exemplo”, detalhou o ministério.