Governo de Minas debate Plano Metropolitano de Habitação

Governo de Minas debate Plano Metropolitano de Habitação

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) vai dar mais um avanço na elaboração do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PMHIS-RMBH), que está em fase de desenvolvimento e que definirá as diretrizes, objetivos e metas estratégicas para a política habitacional da região.

Nos dias 3 e 4 de setembro, a Agência reunirá gestores municipais e entidades da sociedade civil da região metropolitana para participarem dos Fóruns de Gestores e Entidades, que tem o objetivo de debater diretrizes e instrumentos propostos na terceira etapa de construção do plano de habitação. Os eventos serão realizados presencialmente, de 18 às 21 horas, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (Rua Belém, nº 40, bairro Pompeia-BH). 

“As atividades desenvolvidas nos fóruns serão essenciais para construir um plano de habitação robusto e inclusivo. Ressalto a importância da participação de todos os entes metropolitanos envolvidos na pauta em colaborar com suas perspectivas e experiências”, enfatiza o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Lopes.

De acordo com a equipe de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, após a realização das oficinas, a próxima etapa envolverá a estruturação final do plano, que será apresentado em uma atividade pública de validação, com o foco em incorporar as considerações dos cidadãos metropolitanos ao plano final, garantindo uma política habitacional mais alinhada às necessidades da população da RMBH.

O Plano visa garantir moradia digna e acessível, direito humano fundamental segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), promover o bem-estar, a segurança e a inclusão social, além de integrar políticas urbanas, estabelecer diretrizes de governança interfederativa e criar programas e projetos prioritários para um desenvolvimento habitacional adequado da região.