FOLHA Entrevista - Nélio Chaves, candidato a prefeito

A FOLHA conversou com Nélio Chaves, candidato a prefeito de Itatiaiuçu nas eleições municipais de 2024. Filho do conhecido ex-vereador Hilton Mendonça Chaves, Nélio, de 44 anos, é natural de Itatiaiuçu, comerciante e está no seu segundo mandato como vereador.

FOLHA Entrevista - Nélio Chaves,  candidato a prefeito


FOLHA – Então vamos começar, quem é Nélio Chaves, e por que você quer ser o prefeito de Itatiaiuçu pelos próximos quatro anos? Você era aliado do atual grupo político que administra a cidade. O que aconteceu?

NÉLIO - Sou um homem simples, criado na roça em Itatiaiuçu, valorizo e sigo os ensinamentos dos meus pais, o ex-vereador Hilton Mendonça e Maria A. R. Chaves. Atualmente sou vice-presidente da Câmara, estou vereador por 2 mandatos, sou formado em Direito, técnico em Contabilidade, corretor de imóveis e comerciante. Estar como prefeito me dará a oportunidade de colocar em prática aquilo que acredito ser necessário para o verdadeiro desenvolvimento de Itatiaiuçu. Fui apoiador da atual gestão, mas, logo no início do mandado, percebi que muitas ações deles não condizem com o que foi prometido na campanha e muito menos com o que eu acredito ser o correto. Na minha legislatura como presidente, tentaram tirar minha autonomia, me fazer de fantoche e passar projetos e decretos de qualquer forma. Em um grupo onde o vereador não pode fazer críticas e cobrar a gestão, além de não ter seus projetos, indicações e sugestões atendidas, não faz sentido algum continuar juntos. Faltou, e falta, respeito, diálogo, compromisso e principalmente transparência. Por isso e muito mais me afastei.

FOLHA – Itatiaiuçu possui hoje uma estrutura organizada e em ampliação na Educação, com a construção de novas creches, reformas e modernização dos espaços. Quais são seus planos para melhorar a qualidade da educação no município? Há projetos específicos para a área?

NÉLIO - Toda a estrutura citada na pergunta foi realizada em mandatos anteriores e não nos últimos 4 anos. A única obra concluída na educação foi uma que já estava com boa parte feita na gestão anterior. Eu quero realmente fazer o progresso na educação. O progresso passa tanto pela valorização e capacitação dos profissionais como também na estrutura. Vou construir uma nova creche para atender o Centro e Pio XII, que ajudará a desafogar o transporte escolar e gratuito. Já nas escolas vamos investir na modernização, para tornar as aulas mais dinâmicas. Sabemos que hoje a tecnologia é importantíssima em todos os setores. A educação não pode ficar para trás. Pensamos em modernizar as salas de aulas com quadros inteligentes que possam fazer integração e participação nas aulas. Temos que dizer também sobre a Secretaria de Educação, que está instalada inadequadamente na Associação do Bairro Kennedy, prejudicando os moradores e tirando a real função do prédio. Nossa ideia é construir uma sede administrativa no centro da cidade para comportar todas as secretarias e prestar um serviço público com agilidade e com acessibilidade.

FOLHA – Esta administração, dentre outras ações, foi marcada pela implementação do Itatiaiuçu Conecta, que é o Programa de Desenvolvimento local. Desde então, algumas práticas e iniciativas foram adotadas, como a instalação do CEFET na cidade, cursos para os empreendedores locais, entre outros. Quais são suas propostas para fomentar o desenvolvimento econômico do município e criar oportunidades de emprego para os moradores nos próximos quatro anos?

NÉLIO - Muito mais do que os próximos quatro anos, queremos que nossas ações perpetuem no município por vários anos. Um dos primeiros passos importantes para diversificar a economia da nossa cidade será com a atenção e melhorias no abastecimento de água e na distribuição de energia para que possamos receber empresas. Será preciso uma grande atenção com o centro industrial, para ficar apto a receber essas empresas e investimentos. Além disso, na questão do CEFET, terminaremos a obra, já que não tiveram um bom planejando para entregar dentro do mandato. Vamos analisar os dados e buscar cursos que atendam as reais necessidades do nosso município, além de manter os já existentes. O Conecta será muito mais utilizado e tiraremos do papel muito do que apenas anunciaram e não efetivaram de fato.

FOLHA - Caso seja eleito, como você pretende equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental no município? Nos últimos anos, Itatiaiuçu e Igarapé têm discutido a questão da preservação da Pedra Grande, inclusive, com movimentações na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Há propostas para práticas sustentáveis entre cidadãos e empresas?

NÉLIO - Ao iniciar um mandato de um prefeito em uma cidade mineradora, temos que preocupar com a sustentabilidade e o meio ambiente. Nosso trabalho será em parceria com as empresas e população para que a compensação ambiental seja cumprida à risca. O nosso cartão postal, a Pedra Grande, que deu origem ao nome de nossa cidade, é um patrimônio intocável! Trabalharemos junto às minerações para que possamos ter um parque ecológico próximo à Pedra Grande, para que possamos aproveitar um ecoturismo na região. Além disso, faremos várias ações de reflorestamento, mapeando e cuidando das nossas nascentes, que nos preocupam a cada dia. Promoveremos a educação ambiental e a conscientização entre cidadãos e empresas sobre a importância da conservação ambiental. Incentivaremos as práticas sustentáveis no dia a dia, como reciclagem, economia de energia e uso de transporte público.

FOLHA – Na área da saúde, Itatiaiuçu já oferece atendimento em diversas especialidades e uma nova policlínica, mais moderna e ampla está em construção. No entanto, quais são as áreas que ainda precisam de melhorias e quais ações você pretende implementar para garantir um atendimento mais abrangente e de qualidade para a população?

NÉLIO - Vou fazer a saúde de Itatiaiuçu voltar a ser referência! Seremos bem criteriosos na escolha e contratação dos médicos, para evitar erros nos diagnósticos. Como a nova policlínica ficará pronta somente na nossa gestão, teremos um compromisso para torná-la funcional. Vamos construir uma clínica de imagens para que a população não tenha necessidade de sair de madrugada, com os riscos no trânsito, para buscar alguns exames em outras cidades. Buscaremos uma pessoa técnica para estar à frente da Secretaria de Saúde, não colocaremos o cargo para promessas de campanha e nem atender desejo familiar.

FOLHA - Quais estratégias pretende adotar para promover uma gestão pública participativa, que envolve a população nas decisões importantes para o município? Há planos para ampliar a transparência e a prestação de contas?

NÉLIO - No nosso mandato, faremos a parte de tecnologia funcionar bem! Hoje temos o smartphone, que fica na palma da mão de cada morador, imagina se a prefeitura estiver ali, com fácil acesso, onde você possa acessar a transparência e também fazer as suas solicitações... Então queremos implantar um aplicativo onde você possa mandar pedidos, solicitações, questionamentos e também onde colocaremos as enquetes do orçamento participativo, porque o nosso mandato será aberto, com diálogos e participações da população.

FOLHA - Quais são suas prioridades no primeiro ano de governo, e como pretende garantir que essas prioridades sejam atendidas dentro do orçamento?

NÉLIO - Tenho responsabilidade com a nossa cidade e, como a atual administração transformou a cidade em um canteiro de obras eleitoreiras para confundir os eleitores, terei a responsabilidade de finalizar e estruturar todas essas obras! Além disso sabemos que o primeiro ano trabalharemos com o orçamento planejado em 2024, teremos que colocar a casa em ordem! Nossa preocupação será em colocar em cada secretaria um corpo técnico e manter os profissionais com sua melhor característica para prestar um serviço público de qualidade! Podemos fazer muito mais com muito menos!

FOLHA - Há projetos e planos para o desenvolvimento cultural da cidade, como investimentos em projetos de incentivo à cultura, esporte e lazer? Além disso, o seu plano de governo contempla planos para melhorar a qualidade de vida de idosos, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis da cidade?

NÉLIO – Precisamos, de fato, fazer com que a cultura, o esporte e o lazer sejam incentivados na nossa cidade! Tivemos vários eventos em Itatiaiuçu que se preocuparam somente com os shows, porém iremos dar foco também nos artesãos, artistas e coisas da terra, onde possamos incentivar e colocar a nossa cultura em pauta! Ampliaremos os projetos esportivos que temos na cidade, vamos diversificar ainda mais as modalidades e colocar um centro de convivência nos principais bairros de Itatiaiuçu. Todos os nossos projetos e obras seguirão os princípios de acessibilidade para os idosos e portadores de necessidades especiais.