FISCALIZAÇÃO ORDENADA - TCEMG realiza auditoria em unidades de saúde do estado

Auditores encontraram unidades com equipamentos hospitalares não utilizados e falhas no controle da jornada de trabalho dos médicos

FISCALIZAÇÃO ORDENADA - TCEMG realiza auditoria em unidades de saúde do estado
Foto: TCE-MG

Os auditores do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) estão promovendo uma ação de fiscalização em unidades públicas de saúde em todo o estado.. A operação teve início ontem, terça-feira, dia 5, e é feita de forma simultânea em todo o estado.

Conforme divulgado, a Fiscalização Ordenada na Saúde tem por objetivo avaliar a qualidade do serviço prestado na saúde pública, utilizada por 70% dos mineiros. 

No balanço da ação, com 27 unidades vistoriadas no primeiro dia e 13 no segundo, os servidores do Tribunal encontraram diversos equipamentos médico-hospitalares, como ventilador, eletrocautério, incubadora para recém-nascidos e cardiotocógrafo, que não eram utilizados pelas unidades, sejam por estarem quebrados ou serem obsoletos. Além disso, em 93% dos hospitais e UPAs visitados, a escala de jornada de trabalho dos médicos não estava em local acessível ao público.Outros pontos críticos encontrados foram acondicionamento equivocado de resíduos sólidos, medicamentos vencidos e controle manual (folha de ponto) de frequência dos médicos. Em 90% das unidades visitadas não há relatórios gerenciais acerca do tempo médio de espera do usuário para ser atendido. Já em 80%, não há divulgação para os pacientes das especialidades médicas ofertadas pela UPA ou hospital. 

Da sede do Tribunal de Contas, uma equipe recebe, em tempo real, todas as informações relacionadas aos itens de fiscalização, que serão encaminhadas pelos auditores. Para selecionar as instituições fiscalizadas foram utilizados critérios como o número de óbitos em proporção às internações e quantidade de médicos em relação aos atendimentos.

No momento da vistoria, o auditor preenche um questionário eletrônico, que automaticamente é encaminhado a uma sala de controle montada no TCE mineiro.