ELEIÇÕES MUNICIPAIS - Corrida eleitoral se aproxima

Candidatos serão definidos a partir de 20 de julho, e campanha começa no dia 16 de agosto. Estimativa é de 100 candidatos a vereador na cidade

ELEIÇÕES MUNICIPAIS - Corrida eleitoral se aproxima
Foto: TSE Divulgação




Daqui a três meses, no dia 6 de outubro, eleitores de todo o país vão às urnas para eleger os seus representantes aos cargos de prefeito e vereadores. E, até o dia das votações, o processo eleitoral conta com uma série de etapas e prazos necessários para que a disputa ocorra dentro do que prevê a legislação.

Desde a última semana, os atuais agentes públicos, como prefeito, vereador, deputado e servidor público, estão proibidos de participar, publicitar, contratar shows para a inauguração de obras públicas ou prestação de serviços públicos, além da proibição de nomear ou exonerar qualquer servidor público, comissionado ou não.

Convenções partidárias

A escolha das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores começa oficialmente na próxima semana. Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações, escolher os nomes que serão lançados e demais assuntos de interesse partidário.

Após a definição das candidaturas, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, com prazo final até o dia 15 de agosto. De acordo com as regras eleitorais, só poderão disputar os cargos as candidatas e os candidatos filiadas/filiados a uma legenda política e que tenham sido aprovados em convenções partidárias.

Enquanto isso, os partidos estão se reunindo internamente para a escolha das suas possíveis candidaturas e definição de estratégias políticas, alguns já até lançaram nomes como pré-candidatos. No entanto, os partidos e pré-candidatos devem ter cuidado, já que a propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 16 de agosto e, até a data, qualquer manifestação com pedido explícito de voto, inclusive pela internet, pode ser considerada irregular e gerar multa.

Estimativa de 100 candidatos na cidade

Em Itatiaiuçu, a expectativa é que cerca de 100 pessoas concorram ao cargo de vereador. Os partidos políticos do Cidadania, Republicanos, Avante, PSD, PRD e Progressistas, aliados ao pré-candidato Romer Soares, devem lançar cerca de 60 candidaturas à vereança, e, na oposição, a estimativa é que cerca de 40 pessoas disputem o cargo, divididas nos partidos União, Partido Verde (PV), Mobiliza e Solidariedade. 

Essa estimativa só se confirmará em agosto, que é o período em que os partidos fazem o registro oficial à Justiça Eleitoral e começam as campanhas oficiais. Ou seja, não há nomes confirmados. Caso a estimativa se cumpra, haverá uma média de 11 pessoas concorrendo a um cargo, visto que nove cadeiras ocupam a Câmara Municipal.

Eleitorado e filiações

Ainda não é possível saber o quantitativo de eleitores por município. Esses dados serão confirmados pelo TSE no dia 20 de julho, auxiliando no cálculo do limite de gastos e o número de contratações diretas ou terceirizadas de pessoal para a prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais.

Conforme dados públicos do TSE, até junho deste ano, a cidade tinha 12.272 eleitores aptos a votar nas eleições municipais, um aumento de 11% em relação ao mês de janeiro deste ano. Em relação à quantidade de pessoas filiadas no município, o TSE registra, até o momento, 1.599 pessoas filiadas. Em comparação ao ano de 2022, data da última eleição, com 1.379 pessoas filiadas na cidade, houve um aumento de 15%, o que pode significar o aumento do interesse político da população, principalmente por ser ano de eleição municipal.