EDUCAÇÃO MINEIRA - Educação aplica testes de leitura para estudantes

Avaliação acontece até 1° de novembro. Iniciativa da SEE visa medir a velocidade, precisão e compreensão de leitura entre estudantes do 2º ano do ensino fundamental

EDUCAÇÃO MINEIRA - Educação aplica testes de leitura para estudantes




Os estudantes do 2° ano do ensino fundamental da rede pública mineira estão participando de testes de fluência em leitura, iniciativa da Secretaria de Educação (SEE), que visa medir a velocidade, precisão e compreensão de leitura e avaliar a capacidade dos alunos. O teste é realizado de forma online e será realizado até o dia 1° de novembro.

Conforme divulgado pela Secretaria, durante a avaliação, cerca de 205 mil estudantes irão ler palavras dicionarizadas e desconhecidas de forma isolada, além de um breve texto narrativo. Após a leitura, eles responderão a três perguntas relacionadas ao conteúdo lido para avaliar sua compreensão.

“Esse tipo de avaliação é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura dos estudantes, pois mede a capacidade de leitura fluente, uma característica essencial para o sucesso acadêmico nos anos seguintes”, afirma o superintendente de Avaliação Educacional, Wagner Costa.

Aplicação dos testes

A aplicação do teste está sendo realizada por meio do aplicativo CAEd Avaliação, desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os professores são responsáveis por gravar os estudantes individualmente enquanto leem os materiais solicitados. Em seguida, as informações coletadas serão enviadas para um banco de dados específico da Secretaria. Cada teste terá uma duração de cinco a dez minutos.

Resultados

A partir dos resultados, a Secretaria poderá monitorar o desenvolvimento das competências básicas dos alunos e ajustar suas estratégias pedagógicas e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.