EDUCAÇÃO, JUSTIÇA E ARTE - Concurso de Cartuns para estudantes da rede pública mineira

Com o tema “Ensinar e Aprender”, iniciativa busca estimular alunos a usarem a linguagem artística para refletir sobre a educação no país

EDUCAÇÃO, JUSTIÇA E ARTE - Concurso de Cartuns para estudantes da rede pública mineira
Foto: SEE / Divulgação

Com o objetivo de estimular a linguagem artística nos estudantes, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lançou o Concurso de Cartuns “Educação, Justiça e Arte”, impulsionando o pensamento crítico e a produção criativa dos estudantes.

A iniciativa é voltada para os alunos do ensino médio da rede pública estadual de Minas Gerais e tem como tema “Ensinar e Aprender”. O concurso tem a participação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Educação (Caoeduc), o Observatório de Comunicação (Lei.A) e a entidade Cartunistas Mineiros Associados (Cartuminas).

Conforme explicado pela SEE, o cartum é uma ilustração humorística atemporal, sobre temas universais, como o cotidiano e os comportamentos humanos. Assim como a letra de uma música de rap, o roteiro de um filme, uma peça de teatro ou uma pintura, bem como qualquer outra forma de expressão artística, também são formas e meios para “ensinar e aprender”.  

Segundo a secretária de Estado Adjunta de Educação, Geniana Guimarães Faria, iniciativas que envolvem as artes promovem o engajamento dos estudantes e contribuem para melhorar o ambiente escolar, pois abordam aspectos socioemocionais. “O cartum é um gênero textual que, por meio do humor, propõe a reflexão sobre temas relevantes. E sempre tem aqueles estudantes que gostam de desenhar. Essa linguagem dialoga, em especial, com os adolescentes e jovens. Eles conseguem, muitas vezes, transmitir por desenhos aquilo que não conseguem dizer verbalmente”, explica. 

Inscrições até agosto

Os interessados em participar devem criar um cartum que aborde o tema “ensinar e aprender”, preencher o formulário on-line disponível no site www.justicaearte.com.br e enviar sua criação até o dia 9 de agosto. 

Os trabalhos serão selecionados por uma comissão julgadora, premiados e, juntamente com suas respectivas escolas, participarão de uma exposição coletiva ao lado de trabalhos de renomados cartunistas de todo o país.