SOBRECARGA NA SAÚDE - Prefeitura prioriza atendimento a moradores

Por Publicado em:24/06/2022 | Atualizado em:29/11/-0001 43
SOBRECARGA NA SAÚDE - Prefeitura prioriza atendimento a moradores Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu

Mineradora terá que se responsabilizar por atendimento médico de terceirizados

Representantes da ArcelorMittal participaram, a convite da Prefeitura de Itatiaiuçu, de uma reunião nesta semana com o prefeito em exercício, Romer Soares, e a secretária municipal de Saúde, Edinelle Vieira, para tratar da procura por atendimento médico nas unidades de saúde do município por parte dos empregados terceirizados da mineradora.

Segundo Romer, a grande quantidade de pessoal recém-chegado à cidade tem causado sobrecarga no sistema público municipal, que é planejado para atender a população local em sua maioria.
Especialmente quando o assunto é a procura por vacinas, seja contra a gripe ou Covid-19, cujas doses são enviadas pelos governo do Estado e vêm em quantidade calculada pelo número de habitantes de Itatiaiuçu, desconsiderando a população flutuante, que são pessoas que passam um período de tempo vivendo na cidade, como o caso dos terceirizados.

Outro problema seria a superlotação na Policlínica Municipal e nos postos de saúde, fazendo com que o tempo de espera por atendimento aumente. Além do tratamento dispensado pelos empregados das mineradoras aos servidores durante o atendimento, de acordo com o Romer, com “falta de educação”.

Durante a reunião, foi pedido que a ArcelorMittal se responsabilize pelo atendimento médico de seus funcionários terceirizados, com a criação de um ambulatório e pronto-atendimento. E ficou acordado que a empresa terá uma semana para apresentar ao Município um plano de ação nesse sentido.
Como o Sistema Único de Saúde é o mesmo em todo o território nacional, a prefeitura não pode negar atendimento, mas, como destacou Romer, “o povo de Itatiaiuçu tem prioridade”.

Avalie este item
(0 votos)