MEIO AMBIENTE E FINANÇAS - Itatiaiuçu é finalista no prêmio Municípios Mineradores

Por Publicado em:23/05/2022 | Atualizado em:29/11/-0001 88

Premiação reconhece a qualidade dos serviços públicos

Itatiaiuçu é uma das finalistas no Prêmio Municípios Mineradores 2022, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Agenda Pública. A premiação reconhece o desempenho efetivo da gestão municipal na oferta de serviços públicos e seu impacto direto para a população que vive nos municípios com mineração.
Conforme o regulamento do projeto, foram 24 práticas finalistas, avaliadas pela Agenda Pública, a partir de um banco de dados com 40 indicadores. Desse modo, foram comparados os desempenhos de 200 municípios com maior presença da mineração em todo o Brasil. Além disso, os municípios são validados pelo comitê de seleção, formado por especialistas em políticas públicas, para chegar às 8 premiações, uma para cada categoria de política pública.

Segundo a metodologia da organização, a proposta buscou difundir as boas práticas da governança pública para esses municípios, associadas às várias dimensões da vida social. As categorias foram: Saúde, Educação, Proteção Social, Finanças Públicas, Infraestrutura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Gestão.
Itatiaiuçu se qualificou nas categorias de Meio Ambiente, que inclui indicadores como acesso à água e à coleta de esgoto, além de preservação e conservação ambiental; e Finanças, que envolve questões como despesas correntes pagas, indicador da situação previdenciária, autonomia, investimentos e liquidez.
Os finalistas foram avaliados a partir de uma base de dados, que combinou uma cesta de indicadores combinada com critérios de desempenho, confiabilidade, gestão e finanças, reputação e evolução.
A seleção final será, entre as práticas finalistas, de 8 ganhadores, que serão selecionados por uma Comissão de Seleção composta por integrantes da sociedade civil, entidades municipalistas, universidades, além de especialistas em gestão pública. Os municípios selecionados receberão um selo de reconhecimento de Qualidade da governança pública em municípios com mineração, juntamente com a categoria em que foi classificado e um troféu, entregue pelo Ministério de Minas e Energia, no dia do evento de premiação.

As outras cidades finalistas são: Alto Horizonte (GO), Canaã dos Carajás (PA) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) em Saúde; Alto Horizonte (GO), Barro Alto (GO) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) em Educação; Brumadinho (MG), Itatiaiuçu (MG) e Ouvidor (GO) em Finanças Públicas; Canaã dos Carajás (PA), Ouvidor (GO), São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) em Infraestrutura; Canaã dos Carajás (PA), Catas Altas (MG) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) em Desenvolvimento Econômico; Conceição do Mato Dentro (MG); Itatiaiuçu (MG) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) em Meio Ambiente; Alto Horizonte (GO), Ouvidor (GO) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) em Proteção Social; e, na última categoria, Itabira (MG), Paracatu (MG) e Santa Bárbara (MG) em Gestão.
A metodologia completa da premiação e demais informações estão disponíveis em https://premio.municipiosmineradores.org.br/.

Compartilhe esta notícia