×

Observação

There is no category chosen or category doesn't contain any items

25,2 MILHÕES NO BRASIL - Número recorde de autônomos

Por Publicado em:15/10/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 36

Negócio próprio para driblar o desemprego no País

Reflexo do desemprego que acomete todo o Brasil e obriga a população a procurar meios de se sustentar, o número de trabalhadores por conta própria já totaliza 25,2 milhões no País. O patamar, investigado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad Contínua e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, é recorde na série histórica.
Segundo os dados, no último trimestre móvel, encerrado em julho de 2021, a porcentagem de autônomos cresceu 4,7%, em comparação com o trimestre anterior. Para o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pandemia foi a principal responsável pelo aumento do empreendedorismo entre os brasileiros. “Nós tivemos um acréscimo de vontade empreendedora de 75%, e destes, 23% são por necessidade, a pandemia os trouxe a serem empreendedores por necessidade”, diz Melles, citando dados de outra pesquisa, realizada pela Global Entrepreneurship Monitor - GEM.

Os dados do IBGE mostram ainda que no último trimestre a taxa de desemprego no Brasil caiu 1 ponto percentual e foi para 13,7% na comparação com o trimestre anterior, finalizado em abril. Porém o país ainda possui 14,1 milhões de pessoas em busca de um trabalho. (Com informações do Brasil 61)

Compartilhe esta notícia