CRESCIMENTO EM 2021 - Mais mulheres estão atuando na mineração

Por Publicado em:15/10/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 62
CRESCIMENTO EM 2021 - Mais mulheres estão  atuando na mineração Divulgação Arquivo/Vale

Uma boa notícia para o mercado de trabalho de Itatiaiuçu, que é carente de vagas para o sexo feminino: cresceu em 2021 a porcentagem de mulheres atuando na mineração, em um aumento de 2%, chegando a 15% no total. De forma específica no setor, a presença feminina em Conselhos Executivos está em 11%, enquanto em Conselhos Administrativos, esse índice é de 16%.
O número ainda é muito baixo se comparado com os homens, mas mostra que a participação da mulher na indústria mineral está crescendo a cada dia, o que aponta um caminho nos municípios em que a extração mineral é a principal atividade, o de investir ainda mais na participação feminina.
Os dados são do Relatório de Progresso do Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração, realizado pela Women in Mining Brasil (WIM Brasil), o primeiro do tipo, desenvolvido sob a coordenação e construção da consultoria EY. As informações foram colhidas em janeiro de 2021 junto a 16 empresas signatárias do WIM Brasil, movimento que atualmente reúne 26 integrantes. O levantamento avalia quatro pilares: Estratégia e Oportunidades de Carreira, Ética e Autonomia, Desenvolvimento e Capacitação, Impacto Social.

O WIM Brasil afirma que um dos gargalos apontados pelo relatório está nas oportunidades de desenvolvimento de carreira para as mulheres. Conforme mostra o relatório, apenas um terço das contratações em nível de entrada e gerência é ocupado por mulheres. Segundo o trabalho, somente 18% dos participantes de programas de desenvolvimento de lideranças são do público feminino, ao passo que 31% das contratações para cargos de comando envolvem esse gênero.
“É importante garantir a equidade de participação em programas de preparação de novos líderes. Assim, mulheres estarão aptas a serem consideradas para funções de liderança”, defende a presidente do WIM Brasil, Patrícia Procópio.
De março de 2020 a setembro de 2021, também houve crescimento de 2 para 26 integrantes na adesão de empresas ao WIM Brasil, o que demonstra um crescimento na valorização da agenda de Diversidade, Equidade e Igualdade (DE&I) nas companhias.
(Com informações do Brasil 61).

Compartilhe esta notícia