Apagão em 62 municípios mineiros

Por Publicado em:24/09/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 36

Pelo menos 62 municípios de Minas Gerais, na região da Zona da Mata, passaram por problemas de falta temporária de energia elétrica no último fim de semana. O apagão teria sido causado por uma falha na Subestação de Rocha Leão, da hidrelétrica de Furnas, situada em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.
Entretanto, com a escassez de chuvas e má administração do setor em nível federal, que já gerou aumento nas contas de energia elétrica para tentar conter o consumo, o risco é iminente de que o transtorno se estenda por outras localidades mineiras e por todo o Brasil em breve e com maior frequência, o que demanda atenção e solução urgente.

Diante da situação, novas discussões foram geradas no Congresso Nacional, que já discute o Projeto de Lei 414/2021, que estabelece o Novo Marco Regulatório do Setor Elétrico.
Para o deputado federal Domingos Sávio, o problema pode estar relacionado à falta de investimento no setor elétrico. “Esse setor tem uma interface com a vida de todos os brasileiros, mas, infelizmente, o crescimento econômico do País tem sido pequeno nos últimos anos, e isso pode ter contribuído para o apagão”, disse o deputado, que também defende a aprovação do PL, que pode representar um avanço na área, com a melhoria de serviços de distribuição de energia elétrica.

Aprovado no Senado Federal no início de 2021, o projeto está atualmente em discussão na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O deputado Paulo Ganime solicitou audiência pública na próxima terça-feira, dia 28, com Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e associações do setor energético.
(Com informações do Brasil 61)

Compartilhe esta notícia