CORONAVÍRUS

Por Publicado em:20/09/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 83

Anvisa aprova novos medicamentos contra a Covid-19

 

Na última sexta-feira, 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou a aprovação da indicação do medicamento baricitinibe para o tratamento de pacientes internados com Covid-19.
Conforme anunciado pela Anvisa, o uso é autorizado para pacientes adultos hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

A comprovação da eficácia e segurança do medicamento no tratamento para a Covid-19 foi apresentado pela empresa Eli Lilly do Brasil Ltda. O baricitinibe é um inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese (processo de formação e desenvolvimento das células do sangue), na inflamação e na função imunológica (função de defesa do corpo).
Segundo a Agência, o medicamento já possui registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave.

Mais um medicamento aprovado

A Anvisa aprovou a autorização temporária de uso emergencial (AUE), em caráter experimental, do medicamento Sotrovimabe, um anticorpo monoclonal para tratamento da Covid-19.
Conforme a Anvisa, deve ser utilizado em pacientes adultos e adolescentes com 12 anos ou mais (que pese pelo menos 40 kg) e que estão em risco de progressão para o estágio grave da doença.

“É um anticorpo, que é fabricado em laboratório para fazer a mesma função que um anticorpo produzido naturalmente, ou seja, neutralizar o vírus. E a proposta da empresa é que esse anticorpo consiga prevenir a hospitalização e mortes”, explica o diretor geral de medicamentos da Agência, Gustavo Mendes.

Compartilhe esta notícia