Iniciada a imunização dos portadores de comorbidades

Por Publicado em:21/05/2021 | Atualizado em:21/05/2021 64

Vacinação começa com 30 doses para pessoas entre 55 a 59 anos

Na 19ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada para Itatiaiuçu nesta semana, foram recebidas 90 unidades de CoronaVac para aplicação da segunda dose, seguindo as pessoas pré-definidas para o período, e 30 unidades de AstraZeneca para primeira dose entre as pessoas com comorbidades.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com as 30 doses foi possível iniciar, na quinta-feira, 20, a Etapa 1 da vacinação dos portadores de doenças ou condições consideradas de risco aumentado para o coronavírus. São elas: pessoas com idade entre 55 a 59 anos que deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC); com doença renal crônica em diálise (acima de 18 anos); Síndrome de Down (acima de 18 anos); e outras comorbidades, de acordo com a lista definida pelo Ministério da Saúde, que contém 22 doenças, entre elas pressão alta, diabetes, cardiopatias, imunossuprimidos, obesidade mórbida, anemia falciforme, entre outras.
Nesta etapa seriam incluídas também as gestantes e puérperas com até 45 dias pós-parto com comorbidades, porém, seguindo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, a imunização deste grupo com AstraZeneca foi suspensa após a ocorrência de morte devido à trombose de uma gestante no país. Em Itatiaiuçu nenhuma grávida chegou a receber a vacina, que será administrada quando tiver outro imunizante disponível ou quando houver orientação diferente da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG.
A Secretaria também explica que a equipe do PSF está agendando a vacinação dos pacientes de acordo com o prontuário médico que foi preenchido há cerca de um mês seguindo o histórico dos pacientes de cada unidade. Assim a vacinação vai acontecer sempre às quintas-feiras, após as 16 horas, horário em que a unidade estará funcionando apenas para imunização. É solicitado que as pessoas cheguem na hora marcada, sem se adiantar ou atrasar, para evitar aglomerações.

Vacinômetro

Com a nova remessa de vacinas, o número de doses recebidas e aplicadas até o momento é o mesmo: 2.953, sendo 1.705 vacinados com a D1 (344 profissionais de saúde, 1.317 idosos, 14 membros das forças de segurança e salvamento e 30 pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos) e 1.248 com a D2 (266 trabalhadores da saúde, 976 idosos e 6 pessoas das forças de segurança e salvamento).
Ainda conforme a Secretaria, quase a totalidade dos idosos acima de 60 anos já foi vacinada, com exceção de poucos que estavam com Covid no momento da imunização ou foram impedidos por motivos diversos.
E será finalizado no fim de maio o cadastro para vacinação de profissionais de saúde da rede privada que atuem na linha de frente do coronavírus. A inscrição deve ser feita na Policlínica Municipal, com apresentação da carteira do conselho profissional, documentos pessoais, comprovante de residência e telefone para contato. A imunização será agendada.

Última modificação em Sexta, 21 Mai 2021 19:01

Compartilhe esta notícia