×

Observação

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Itatiaiuçu sem casos de dengue

Por Publicado em:21/01/2022 | Atualizado em:29/11/-0001 75
Itatiaiuçu sem casos de dengue Divulgação Fiocruz

Em meio ao retorno dos casos de Covid-19, com a elevação das contaminações desde a primeira semana de janeiro de 2022, uma notícia positiva foi divulgada em relação à dengue. Até o momento, Itatiaiuçu não está entre as cidades mineiras com casos registrados da doença neste ano.
O último boletim da Secretaria de Estado de Saúde mostrou 163 contaminações por dengue em Minas, além de 4 de Chikungunya e nenhum de Zika.
A redução dos registros em 2022 acompanha a queda registrada entre 2020 e 2021, quando, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o Brasil registrou queda de 42,6% no número de casos prováveis de dengue. Em Minas Gerais a redução foi ainda maior, de 74,2%, de 80.908 em 2020 para 20.794.

O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do MS, Cássio Peterka, afirma que quase todos os municípios do País possuem transmissão de dengue, zika ou chikungunya, ou as três concomitantemente. Portanto, a queda nos casos pode estar relacionada com a subnotificação, devido ao medo da população de procurar as unidades de saúde e ser contaminada pelo coronavírus, ou até mesmo não atendida por causa da superlotação.
Outra hipótese, como em Itatiaiuçu, por exemplo, como explicado à FOLHA anteriormente pelo setor de Zoonoses municipal, é que a população local está imune ao tipo de vírus da dengue em circulação atualmente na cidade. Porém, como são quatro sorotipos, caso haja a presença de outro diferente, as contaminações podem voltar a ocorrer. Assim a prevenção é a melhor forma de impedir novos casos.

Avalie este item
(0 votos)