FARMÁCIA DE MINAS - Estado quer descentralizar entrega de medicamentos

Por Publicado em:15/10/2021 | Atualizado em:29/11/-0001 31

Segundo foi comunicado na última quinta-feira, 14, em coletiva concedida pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o Governo de Minas Gerais pretende descentralizar programa Farmácia de Minas, da Secretaria de Estado de Saúde – SES/MG.
Atualmente a distribuição dos medicamentos é feita nas sedes das Farmácias de Minas de cada município. No caso de Itatiaiuçu, no prédio construído ao lado da Policlínica Municipal (na Avenida José Francisco da Silva, no Centro). Entretanto, o governo do Estado quer desenvolver um projeto para que a distribuição dos medicamentos seja feita em uma farmácia vinculada ao posto de saúde, com incentivo financeiro para os municípios.
Na coletiva, Baccheretti destacou que quase 50% das pessoas que buscam medicamentos em uma unidade do Farmácia de Minas vão ao local em horário não agendado, causando filas e aglomerações. Por isso, uma das metas da secretaria é incentivar o público a tentar cumprir o horário agendado para a retirada dos remédios.

Durante o anúncio não foi informado quando as mudanças serão colocadas em prática, portanto, por enquanto, tudo permanece como está até que o Município seja notificado oficialmente.
Ampliado neste ano pela nova administração municipal, o horário da Farmácia de Minas de Itatiaiuçu é das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h aos sábados e domingos.
Com a modificação, foi reduzida a fila para a retirada de medicamentos, assim como da espera, que ocorria antes, causando aglomeração de pessoas, especialmente próximo do horário de fechamento. O objetivo foi possibilitar o atendimento depois do horário comercial e aos finais de semana, tanto para as pessoas que não possuem tempo para ir até a farmácia durante a semana quanto para aqueles que são atendidos no plantão 24 horas.

Avalie este item
(0 votos)