DEMANDAS LOCAIS - Saúde Pública é a maior preocupação do eleitorado

DEMANDAS LOCAIS - Saúde Pública é a maior preocupação do eleitorado
Foto: Reprodução Resultado Pesquisa e Assessoria

De acordo com a Constituição Federal, a saúde pública é um direito de todos os brasileiros e brasileiras, com foco na saúde com qualidade de vida, prevenção e promoção da saúde. Ou seja, diz respeito às práticas e medidas de responsabilidade do Estado para garantir que todo cidadão tenha acesso à saúde física, mental e social. 

E, para os itatiaiuçuenses, é a área que o próximo prefeito do município, que será eleito em outubro deste ano, deve priorizar investimentos e dar mais atenção. A informação faz parte da pesquisa eleitoral realizada pela empresa Resultado Pesquisa e Assessoria, entre os dias 21 e 23 de agosto, registrada sob o número MG-05850/2024, conforme divulgado na última semana.

Além de investigar quais são os candidatos com maior índice de aprovação na cidade, a pesquisa buscou saber quais áreas e setores de maior preocupação da população. Saúde Pública aparece em primeiro lugar, com 19,7% dos votos; seguida da pauta de Segurança Pública, com 12,3%; Educação, com 12%; e Emprego/Geração de Emprego, com 6,6%. Outros 8% acreditam que todos os setores merecem maior atenção e outros 10,9% acreditam que nenhuma área merece maior atenção por parte do Executivo. 1,4% não soube informar; e 1,1% não respondeu à pesquisa.

As outras áreas são manutenção das estradas rurais (5,4%); habitação/moradias (3,4%); combate à pobreza/fome (3,1%); abastecimento de água (2,9%); assistência social/desenvolvimento social (2,6%); saneamento básico/rede de esgoto (2,6%); obras e infraestrutura urbana (2,3%); esporte, lazer e cultura (1,1%); luz/rede elétrica (1,1%); asfalto/pavimentação/calçamento (1,1%); transporte público/mobilidade (0,9%); limpeza urbana (0,9%); poluição (0,3%); torre para telefone (0,3%).

Esses dados são importantes para os próprios candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo, que, ao elaborar suas propostas e ideias, podem dar atenção maior às demandas exigidas pela população e investigar quais são as principais preocupações do eleitorado. 

Além disso, esses dados evidenciam o olhar do eleitorado sobre as necessidades da cidade e sua visão para o atual governo. Em uma outra pergunta da pesquisa, 52% dos participantes afirmaram que querem a continuidade da atual administração; 24,9% apontam a continuidade da administração, mas com algumas mudanças; e 12,3% querem que mude totalmente a administração atual. Outros 8,3% ficaram indecisos; e 2,6% não responderam.

A pesquisa ainda mostra que 46,9% apontaram os últimos 3 anos e 8 meses de mandato como ótimo; 41,1% como bom; 9,7%, regular positivo; 1,1%, regular negativo; e 0,3% péssimo. 0,3% não soube responder; e 0,6% não respondeu.

Conforme registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a amostra utilizada, de 350 eleitores do município tem nível de 95% de confiança, apresentando margem de erro estimada de 5,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.