CORRIDA ELEITORAL - Eleição com chapa única?

Faltando apenas cinco dias para o fim do registro de candidaturas, oposição ainda não tem nome definido. Caso Nélio Chaves não se candidate, Wender Parreiras pode assumir a disputa pela oposição

CORRIDA ELEITORAL - Eleição com chapa única?
Chapa de Romer e Adriana já está registrada no TSE. Informações são de que Nélio desistiu de candidatura e opção da oposição pode ser Wender

A corrida eleitoral se aproxima e há chances de que Itatiaiuçu tenha eleição em chapa única para os cargos a prefeito e vice-prefeito. Faltando apenas cinco dias para o fim do prazo do registro oficial dos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a oposição ainda não conseguiu definir um nome para compor a chama com o atual vereador Nélio Chaves, que iria se candidatar ao cargo de prefeito. 

Conforme apurado pela reportagem, durante a convenção, os partidos que compõem a federação Brasil da Esperança – PT/PCdoB/PV haviam decidido pela candidatura de Érika Freitas ao cargo de vice-prefeita. No entanto, no início da semana, a possível candidata desistiu de ocupar a chapa. 

As informações dos bastidores são de que a desistência e indefinição no cenário desanimou o possível candidato e que, até a tarde de ontem, sexta-feira, 9, Nélio estava oscilando se assumia ou não a responsabilidade, gerando a possibilidade de que as eleições para os cargos do Executivo tenham chapa única para a situação, que é composta por Romer Soares, atual vice-prefeito, e Adriana Camargos, atual presidente da Câmara. 

Diante do cenário, a federação está se movimentando em busca de um nome que ocupe a chapa. Em conversa com a reportagem, Wender Parreiras afirmou que, caso Nélio desista, há possibilidade de se candidatar ao cargo de prefeito pela federação da oposição. A decisão ainda está sendo avaliada pelos partidos e depende ainda da definição de um nome para o cargo de vice-prefeito

De acordo com Wender, mesmo que a chance de eleição seja baixa, a composição de uma chapa da oposição é necessária para que a cidade não tenha chapa única e que a população tenha direito de escolha. A reportagem da FOLHA tentou entrar em contato com o atual vereador Nélio Chaves, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

Vereança

Em relação aos candidatos ao cargo de vereador, os nomes já estão definidos. Desde a semana passada, os partidos que apoiam a candidatura de Romer e Adriana já estão com as seis chapas completas de candidatos à vereança, totalizando 60 candidaturas da federação PSDB-Cidadania, PP, Republicanos, PRD, PSD e Avante, cada um com 10 candidatos.

Os partidos da oposição também já começaram o registro dos nomes na manhã da última sexta-feira, 9 de agosto. De acordo com o painel Divulgacand, da Justiça Eleitoral, 79 nomes foram registrados e aguardam julgamento do TRE. Do total de nomes que já foram apresentados para registro na Justiça Eleitoral, 27 são mulheres.