Construção da nova policlínica avança

Outras obras seguem em diferentes frentes na cidade

Construção da nova policlínica avança
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu




Em breve, a população de Itatiaiuçu poderá contar com os serviços da nova policlínica, obra esperada pela população desde 2022, que promete mudar a realidade local ao somar nos atendimentos da saúde, diminuindo a sobrecarga no sistema de emergência da atual Policlínica Municipal. 

A construção do espaço está em andamento e, como mostram as imagens, em ritmo acelerado, com a parte estrutural quase pronta. A obra começou em outubro de 2023 e a expectativa é que no início do próximo a obra seja entregue, conforme contrato assinado pela empresa CCL Construtora Castro Ltda. pelo valor de R$ 19.444.295. 

O espaço fica em um terreno atrás do quartel da Polícia Militar, na esquina da Rua Itaúna com a Avenida José Francisco da Silva, no Centro e no quarteirão oposto à Policlínica Municipal – para quem vem da Praça da Matriz, fica antes da Policlínica. O espaço terá quatro andares: o estacionamento, com área de 1261,71 m²; térreo, com área de 1424,17 m²; 1º Pavimento, com área total de 944,48 m²; e 2º Pavimento, com área de 944,48 m², totalizando área de 2.514,37 m².

A previsão do novo espeço é atender cerca de 300 pacientes por dia, integrando um Centro de Especialidades de atenção secundária, com estrutura para equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames, salas de atendimento, leitos de observações, entre outros, além da área destinada a laboratório e setor administrativo da unidade.

Finalizada a obra, a administração precisa se preocupar com outras partes logísticas da obra, como a compra dos materiais e equipamentos necessários para a prestação dos serviços. 

Outras obras

Além da construção da policlínica, também estão em andamento outras obras na cidade, como o prédio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) de Itatiaiuçu, que também está avançado e contará com uma estrutura moderna e salas equipadas. A expectativa é que as novas turmas do ano letivo de 2025 contem com a escola técnica oficial. No momento, as aulas acontecem provisoriamente na Escola Municipal Dona Balbina Antunes Penido, que fica na Avenida Pinheiro, 210, em Pinheiros. 

A administração municipal já está realizando licitação para a parte elétrica da escola, uma das etapas importantes de uma obra. O edital especifica a compra de mais de 100 materiais elétricos para atendimento ao projeto da obra da escola, com investimento de R$ 364.456,70 no total.

Também estão em andamento a reforma e construção do ginásio da Praça do Bairro São Francisco, que fica na Avenida São Francisco de Assis, esquina com a Rua São Cristóvão; o PSF do Bairro Pio XII, uma das principais demandas da população da região, que é atendida pelo posto do Robert Kennedy, aumentando o fluxo de trabalho no local; o Centro Comunitário em Pinheiros; e CEMEI de Santa Terezinha.