COLETA SELETIVA - Governo Federal seleciona projetos para catadores

COLETA SELETIVA - Governo Federal seleciona projetos para catadores
Foto: Reprodução/Divulgação Ministério das Cidades

Cooperativas e associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis podem receber apoio do Governo Federal. O edital para o “Apoio à Estruturação e ao Fortalecimento das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis”, elaborado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, através do Ministério das Cidades, busca selecionar entidades e financiar projetos destinados ao sistema de coleta seletiva.

Os interessados devem apresentar as propostas até o dia 12 de agosto, com propostas abrangendo recursos entre R$ 120 mil e R$ 1 milhão. Os projetos devem focar na coleta seletiva de resíduos recicláveis secos, triagem, tratamento e beneficiamento desses materiais, bem como na estruturação e fortalecimento das organizações de catadores.

A iniciativa apoiará despesas financiáveis que abrangem desde a aquisição de veículos e equipamentos permanentes, como caminhões e prensas, até materiais de consumo e serviços necessários para a operação das cooperativas.  

Conforme o edital, os critérios de seleção incluem a capacidade de promover a autonomia, inclusão financeira e desenvolvimento sustentável dos catadores. A expectativa é que o resultado final seja homologado e publicado no dia 7 de outubro de 2024.