CAPACITAÇÃO - Zoonoses promove curso sobre doença de Chagas

Com abordagem teórica e prática, participantes compartilharam experiências sobre atuação profissional

CAPACITAÇÃO - Zoonoses promove curso sobre doença de Chagas
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu

Na última semana, os agentes de saúde participaram de uma capacitação sobre Controle Químico Residual nas Ações de Vigilância da doença de Chagas, promovida pelo Centro de Zoonoses de Itatiaiuçu.

Conforme divulgado, o curso contou com um cronograma didático, com conhecimentos práticos e teóricos, além de gincanas e rodas de conversas para o compartilhamento de experiências.

Reconhecida como uma das doenças tropicais negligenciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil registrou mais de 31 mil óbitos em decorrência da doença entre os anos de 2016 e 2020, conforme dados do Ministério da Saúde em janeiro deste ano.

A doença de Chagas é causada por um parasito denominado Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente através do inseto conhecido como “barbeiro”. Os “barbeiros” são encontrados em locais escondidos, como matas, ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras e também em frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús.