Campanha ELEITORAL - Mais um mês nas ruas

Candidatos estão cumprindo com seus compromissos, visitando comunidades e conquistando o eleitorado

Campanha ELEITORAL - Mais um mês nas ruas

A corrida eleitoral está terminando e, em breve, cerca de 12.268 eleitores vão às urnas escolher os próximos representantes de Itatiaiuçu. Faltam exatos um mês para o fim da campanha eleitoral e o momento é de ouvir as propostas e conhecer os candidatos para a definição do voto, que será no dia 6 de outubro. 

Os candidatos estão desde o dia 16 de agosto em campanha, compartilhando suas propostas e conquistando o eleitorado. Itatiaiuçu tem 88 candidatos disputando 9 cadeiras no Legislativo para o cargo de vereador. Para o Executivo, o município tem dois candidatos: a chapa de Romer Soares e Adriana Camargos e a chapa de Nélio Chaves e Sandra Nascimento.

Alguns candidatos estão fazendo sua campanha literalmente nas ruas, na forma de passeatas, visitações e “santinhos”, outros estão concentrando a sua campanha nas redes sociais. Na última semana, os candidatos da chapa da situação, “O Trabalho Continua”, composta por Romer Soares e Adriana Camargos, cumpriram os compromissos que fazem parte das campanhas eleitorais, visitando alguns bairros e comunidades e conversando com apoiadores. Conforme divulgado em suas redes sociais e dos seus eleitores, somente nos últimos dias, os candidatos visitaram a comunidade de Pedras, Parque do Lago, Medeiros, Ponta da Serra e Parque dos Coqueiros.

Já a campanha da chapa da oposição, “Unidos pela Justiça e Progresso”, composta por Nélio Chaves e Sandra Nascimento, está mais concentrada nas redes sociais, local em que os candidatos estão compartilhando suas propostas e compromissos com o eleitorado. A reportagem da FOLHA procurou a agenda da campanha através dos canais e contatos dos candidatos, mas não obteve retorno.

Prazos

Além das campanhas, o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui um cronograma com datas e prazos importantes que devem ser observados para garantir que a disputa eleitoral ocorra sem prejuízos a nenhum candidato. 

Até às 22 horas do dia 5 de outubro, os candidatos podem distribuir material gráfico e participar de caminhadas. A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai até o dia 3 de outubro, 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. Esse também é o prazo para a realização de comícios e uso de sonorização fixa. No dia posterior, 4 de outubro, é o último dia para divulgação paga de material eleitoral, seja na imprensa escrita ou na internet

Prestação de contas

Na próxima semana, entre os dias 9 e 13 de setembro, os candidatos deverão enviar para a Justiça Eleitoral a prestação parcial das contas das campanhas, informando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro. Os eleitores poderão acessar as informações a partir do dia 15 de setembro.

Até 20 dias antes do pleito, no dia 16 de setembro, o TSE deve publicar a decisão de todos os pedidos de registro de candidatura, inclusive os impugnados. A partir de 21 de setembro, os candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito. Para os eleitores essa regra passa a valer a partir de 1º de outubro.