ARTE E SUSTENTABILIDADE - Coletivo USSU ministra primeira oficina de cerâmica em Belo Horizonte

Artesãs visitaram Escritório Central Administrativo da ArcelorMittal

ARTE E SUSTENTABILIDADE - Coletivo USSU ministra primeira oficina de cerâmica em Belo Horizonte
Foto: Divulgação Fundação ArcelorMittal




Na última semana, artesãs do Coletivo de Cerâmica USSU de Itatiaiuçu marcaram presença no Escritório Central Administrativo da ArcelorMittal, em Belo Horizonte, e ministraram a sua primeira oficina de cerâmica.

Conforme divulgado pel Fundação ArcelorMittal, o Coletivo participou de dois dias de programação especial na sede da empresa. No primeiro dia, o grupo participou da roda de conversa “Além do aço: ArcelorMittal como impulsionadora da transformação social”, que teve a presença do gerente geral de Relacionamento com Comunidades, Meio Ambiente e SGI., Flávio Martins; a gerente de Relacionamento com a Comunidade de Serra Azul, Fabiana Lopes e a diretora executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde. 

Em seguida, as artesãs ministraram a primeira oficina de cerâmica, em que cada participante pôde criar sua própria peça e levar a arte para sua casa. No segundo dia, a programação continuou com a exposição das peças feitas pelo grupo e mais uma turma de empregados teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a arte da cerâmica. No total, a atividade envolveu mais de 100 pessoas.

O Coletivo USSU faz parte do projeto Revivescer - Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade, que conta com o apoio da ArcelorMittal, e promove a profissionalização de cerca de 30 artistas. Os participantes aprendem todo o processo da arte da cerâmica de maneira sustentável, utilizando rejeitos de mineração da Mina de Serra Azul como matéria-prima e integrando a cultura local nas criações.