500 hectares queimados na Serra Azul em agosto

Dados são da Mineração Usiminas, que atua no combate aos incêndios florestais, com o apoio da AMDA

500 hectares queimados  na Serra Azul em agosto
Mineração Usiminas




Somente no mês de agosto, foram queimados aproximadamente 500 hectares na região da Serra Azul (Itatiaiuçu, Mateus Leme e Rio Manso). Esse número é significativamente superior ao registrado nos cinco meses mais secos em 2023, quando foram queimados 360 hectares.

Os dados são da Mineração Usiminas, que, anualmente, durante o período de estiagem, intensifica o trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais na região. As ações são realizadas com apoio da Associação Mineira de Defesa Ambiental (AMDA), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Igarapé. 

Conforme divulgado pela empresa, desde agosto, as ações preventivas foram reforçadas, com registro de ocorrências muito graves no mês de setembro. 

Denúncias

Regularmente, a população de Itatiaiuçu vem denunciando incêndios, que prejudicam não apenas a fauna e a flora, mas também afetam a saúde, gerando problemas respiratórios, e sujam os ambientes com fuligem. Assim a AMDA destaca a importância da atuação de toda a comunidade.

“Apesar de todos os esforços, a colaboração da comunidade é fundamental, pois a maior parte dos incêndios é atribuída a atividades humanas, como queimadas descontroladas para limpeza de terrenos e pastos, além de bitucas de cigarro descartadas em áreas secas”, afirma o brigadista da Associação Mineira de Defesa Ambiental Sávio Menezes.

A população pode colaborar denunciando o registro de queimadas, permitindo que os brigadistas ajam com rapidez, antes que o fogo se espalhe. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Associação: (31) 9 9235-0304.