1,8 QUILÔMETROS - Ciclovia ao longo da Rua Fernão Dias

Por Publicado em:29/09/2022 | Atualizado em:29/11/-0001 64
1,8 QUILÔMETROS - Ciclovia ao longo  da Rua Fernão Dias Fonte Memorial Descritivo

Espaço exclusivo para bicicletas vai seguir até o Parque de Exposições, em um parque linear. Valor da obra ultrapassa R$ 9 milhões

Um parque linear cortado por uma ciclovia, com espaços de lazer e estar, está nos planos da Prefeitura de Itatiaiuçu para os próximos meses. E localizado desde o início da Rua Fernão Dias, no bairro Pio XII, até as imediações do Parque de Exposições João Belo de Andrade. O projeto de construção do parque e da ciclovia vai substituir, por meio de reconstrução e total revitalização, a área que hoje a população utiliza como uma pista de caminhada.

O edital foi publicado nesta semana no site da prefeitura, com uma obra que tem previsão de execução de 12 meses e valor estimado em R$ 9.405.408,09.

A licitação, na modalidade concorrência, prevê a construção da ciclovia em uma pista de mão dupla com pavimento asfáltico, de 1.881,00 metros de extensão, e uma largura total de 3 metros, dotada de meio fio nas laterais e sarjeta em concreto para escoamento de água pluvial.

Ciclovia que estará localizada em uma área de talude (como é possível ver na imagem), que faz margem com a rodovia MG-431 e a Rua Fernão Dias, abrangendo uma área de intervenção de 50.338,62m². Além das áreas de estar e lazer, com paisagismo e plantio de árvores, o projeto prevê ainda a revitalização das áreas e praças existentes ao longo da via.

A complexidade da obra é detalhada no memorial descritivo destacando a necessidade de, em alguns trechos, ser necessária a realização de contenção e estruturação de talude com a utilização de gabião (gaiolas de ferragem e pedra de mão).

Dentro do projeto está previsto ainda o corte de vegetação de uma área de 4.500 m², com corte parcial de árvores que possam atrapalhar a execução do projeto. Também será feita a remoção dos pisos intertravados da calçada existente da Rua Fernão Dias, para a realização da substituição por um novo piso intertravado, em uma área total de 6.080,00 m².

Compartilhe esta notícia