DADOS POPULACIONAIS - Censo 2022 começa na próxima segunda-feira

Por Publicado em:29/07/2022 | Atualizado em:29/11/-0001 19
DADOS POPULACIONAIS - Censo 2022 começa na próxima segunda-feira Divulgação/IBGE

A partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto, a população vai receber em seus imóveis os agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para a realização Censo 2022, que acontece com dois anos de atraso devido à pandemia de coronavírus.
Como explica o IBGE, este será o primeiro ano em que as famílias, além da resposta presencial, também poderão responder pela internet e pelo telefone. Porém a visita continua sendo obrigatória, para que o recenseador registre as coordenadas de cada endereço. A partir desse registro, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet e telefone.

No caso da internet, através de um e-ticket, que será gerado com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online. Ainda segundo o IBGE, para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, inicia-se o procedimento padrão, pelo Centro de Apoio ao Censo – CAC.

No caso do telefone, será preciso conceder autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado, além de lembretes e confirmação de senha.
Os recenseadores devem estar usando uniforme, com colete azul escuro, boné azul e amarelo (não é obrigatório), crachá e máscara com a marca do IBGE.

O CAC começa a operar no dia 1º de agosto pelo 0800 721 8181, com 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher as perguntas. O horário de funcionamento será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo. A população pode confirmar a identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE também pelo CAC ou diretamente pelo site Respondendo ao IBGE.

Compartilhe esta notícia