Emprego em Abril - Segundo melhor saldo da microrregião

Por Publicado em:28/05/2021 | Atualizado em:28/05/2021 49

Mesmo em queda, contratações se mantêm positivas pelo terceiro mês seguido

Pelo terceiro mês consecutivo, Itatiaiuçu manteve positivo o saldo de empregos com carteira de trabalho assinada em abril de 2021. Ao todo, segundo o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados – CAGED, foram contratadas 130 pessoas, enquanto 78 foram demitidas, gerando o saldo de +52 novos postos de trabalho na cidade no quarto mês deste ano.
Apesar de positivo, o saldo de abril é menor do que o de março de 2021, que foi de +57. Por outro lado, é maior do que o do mesmo período em 2020, quando foram criadas 23 vagas em abril.
O total de Itatiaiuçu novamente é destaque entre os municípios vizinhos que também fazem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com o segundo melhor resultado da microrregião. Porém a situação de Itatiaiuçu foi diferente dessas cidades, que tiveram a sua realidade na área transformada entre um mês e outro, com municípios que obtiveram saldos positivos anteriormente tendo quedas nos índices em abril ou vice-versa.
A cidade com maior saldo na região foi São Joaquim de Bicas, com +53, aumentando seu saldo, que havia sido de +36 em março. Junto com Itatiaiuçu, em segundo, com a mesma quantidade, está Brumadinho, que se recuperou após o saldo de -117 no mês anterior. As demais cidades que conseguiram equilibrar as vagas de emprego foram: Oliveira, com +36 (menor do que +56 de março); Moeda, +10 (queda depois de +33 no terceiro mês do ano); Rio Manso, +4 (diminuiu dos +7 em março); e Bonfim, +7 (se recuperou de -3).
Já as de saldo negativo em abril foram: Itaguara, com -9, com queda significativa do resultado de +31 em março; Jeceaba, -21, saldo pior que o anterior, que foi de -14; e Igarapé, -22, ainda mais preocupante, pois havia obtido o melhor quadro da região em março, com +66 empregos.
Indústria reassume liderança

Enquanto em março foi o setor de serviços que manteve a média positiva para o mercado de trabalho itatiaiuçuense, em abril a indústria voltou a assumir o seu posto regular de maior responsável pelo bom desempenho da economia da cidade. O setor que tem a mineração como maioria entre as empresas empregou 59 pessoas e demitiu outras 29, saldo de +30.
Logo depois vem o comércio, com +15; e os serviços, com +13. A agropecuária contratou dois funcionários e dispensou a mesma quantidade; enquanto a construção foi a única com saldo negativo no município, com -6.
Em relação aos trabalhadores, o saldo de contratados, mais uma vez, é composto por homens em sua maioria, foram 34, enquanto as mulheres são 18. Desses, 45 têm ensino médio completo e 26 têm idade entre 18 e 26 anos.
As admissões aconteceram em primeiro lugar entre trabalhadores da produção de bens e serviços industriais (55 pessoas), seguidos pelos de serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados (29). Mas o saldo final é maior invertendo essas categorias, com maioria nas vendas (16) do que na indústria (13).

Última modificação em Sexta, 28 Mai 2021 17:08

Compartilhe esta notícia