Solicitação para taxa de isenção no Enem 2021 já começou

Por Publicado em:18/05/2021 | Atualizado em:18/05/2021 14

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começou ontem, segunda-feira, 17, e vai até o dia 28 de maio. O pedido deve ser realizado na Página do Participante, do site oficial do Enem. Caso o pedido seja negado, o candidato poderá recorrer entre 14 e 16 de junho.
A isenção é aprovada para aqueles que estão cursando o último ano do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, e para aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sejam membros de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) também conseguem a isenção.
De acordo com o edital, os documentos necessários são o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e telefone válidos, além dos arquivos que comprovem a condição do participante, como a inscrição no CadÚnico e declaração escolar.
As pessoas que obtiveram a isenção no Enem 2020 e não compareceram à prova devem justificar a ausência para poder pleitear a solicitação novamente. Sendo que, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os documentos para validarem a justificativa devem estar legíveis, datados e assinados, não podendo apresentar autodeclarações redigidas pelo solicitante ou pelos seus responsáveis. Como, por exemplo, boletins de ocorrência, certidão de óbito, atestados médicos, entre outros.

Última modificação em Terça, 18 Mai 2021 13:45

Compartilhe esta notícia